Carros elétricos fazem aumentam o consumo de energia no Brasil

Share

O consumo de eletricidade no transporte rodoviário brasileiro registrou alta nos últimos anos, acompanhando o crescimento acelerado da frota de veículos eletrificados no país. O número de licenciamentos acumulados desses veículos passou de 1,9 mil em 2020 para mais de 215 mil em 2024, um aumento de mais de 100 vezes em apenas cinco anos. Os dados são do Balanço Energético Nacional 2025, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) junto com o Ministério de Minas e Energia (MME).

Esse avanço refletiu diretamente no consumo de energia elétrica pelo setor, que saltou de 14 gigawatt-hora (GWh) em 2020 para 309 GWh em 2024. Os automóveis foram responsáveis por mais de 90% do total de veículos eletrificados em circulação, seguidos por comerciais leves, ônibus e caminhões.

A tendência é impulsionada por fatores como a maior oferta de modelos no mercado, a redução dos preços e a ampliação da autonomia desses veículos. Com isso, a eletrificação do transporte começa a ganhar escala e se torna um elemento cada vez mais relevante na transição energética brasileira.

Diante do crescimento, o Ministério de Minas e Energia planeja criar uma secretaria para o tema. “Eu quero anunciar a criação da Secretaria Nacional de Eletromobilidade. É importante que se haja um planejamento para eletromobilidade nacional e nós vamos criar no Ministério de Minas e Energia essa secretaria para que haja um planejamento de médio prazo”, disse o ministro Alexandre Silveira.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Peer-to-Peer e blockchain no mercado solar: a revolução energética descentralizada
08 outubro 2025 O comércio de energia peer-to-peer com suporte de blockchain representa a fronteira da transição energética, escreve Fernando Caneppele em novo artigo...