Mato Grosso do Sul prevê mil sistemas de energia solar em comunidades rurais e quilombolas

Share

O Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Agência Estadual de Habitação (Agehab), assinou um Protocolo de Intenções com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que prevê a instalação de mil kits de energia fotovoltaica em unidades habitacionais rurais e a doação de área estadual para o Condomínio Quilombola Tia Eva, em Campo Grande.

O acordo conta com investimento estimado em R$ 32 milhões em espaço que abrigará cerca de 300 moradias. De acordo com o vice-governador do estado, José Carlos Barbosa, “a assinatura deste Protocolo de Intenções reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com as comunidades quilombolas e assentados rurais. Vamos instalar mil kits de energia fotovoltaica em mil casas construídas pelo Incra e oficializar a doação da área para o Condomínio Quilombola Tia Eva, um dos maiores do país. É um avanço histórico que alia inclusão social, sustentabilidade e preservação da nossa memória cultural”, afirmou.

Presente na cerimônia de assinatura, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a união de esforços é um exemplo de governança colaborativa. “Celebramos conquistas que representam justiça social e reconhecimento de direitos historicamente negados. O investimento no Condomínio Quilombola Tia Eva e o reforço das políticas de reforma agrária demonstram que, com ações concretas e diálogo entre estados, União e comunidades, é possível construir um Brasil mais igualitário”, afirmou.

O prazo de vigência do acordo é de dois anos e prevê atuação integrada sem transferência direta de recursos, otimizando investimentos públicos e ampliando o alcance das ações sociais.

Com resultados já consolidados em programas como o Ilumina Pantanal, que levou energia limpa a regiões isoladas do bioma pantaneiro, e com mais de 55 mil unidades habitacionais entregues entre 2023 e 2025, Mato Grosso do Sul se posiciona como referência nacional na articulação entre governos e na execução de projetos inovadores.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Thopen inaugura usina de 5,3 MWp em Goiás e projeta investir R$ 140 milhões no estado
23 setembro 2025 A planta de GD compartilhada Sítio Nogueira faz parte de um plano de expansão de 11 usinas solares que a Thopen planeja operar no estado até 2026, tot...