O avanço das tecnologias de armazenamento vem ganhando cada vez mais protagonismo no setor elétrico, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, e isso ficou claro na Intersolar 2025. Com a crescente penetração de fontes renováveis variáveis, como solar e eólica, os sistemas de baterias, conhecidos como BESS (Battery Energy Storage Systems), deixam de ser um complemento e passam a ocupar posição estratégica para garantir confiabilidade, flexibilidade e novas oportunidades de negócios.
Nesse contexto, a Powersafe apreentou um “ciclo sustentável” completo, que integra geração solar, armazenamento em baterias de grande porte e uso da energia em aplicações práticas como eletropostos de carga rápida e soluções para indústrias e comércios. A empresa aproveitou o evento para mostrar sua capacidade de desenvolver engenharia nacional, ao mesmo tempo, em que lança novos produtos voltados desde o mercado residencial até projetos de larga escala.
“A ideia inicial do estande foi trazer um conceito de ciclo sustentável. É algo que vi em outros estandes também, e acho que esse é realmente o momento que estamos vivendo”, afirmou o gerente operacional da PowerSafe, André Ribeiro, em entrevista à pv magazine Brasil.
O sistema demonstrado conecta painéis solares a um banco de baterias de grande porte, que alimenta uma estação de recarga veicular. Durante o evento, o eletroposto foi capaz de carregar um carro em cerca de 40 minutos.
Segundo a empresa, a solução não se restringe a veículos leves: também pode carregar caminhões ou atender processos industriais. “Desenvolvemos um sistema completo, com software de inteligência para gestão energética e recursos avançados de arrefecimento. O produto é totalmente de tecnologia própria, desenvolvido internamente”, destacou o executivo.
Embora a nacionalização ainda seja limitada, a Powersafe reforça que a engenharia é totalmente brasileira. “A célula, por exemplo, é importada, a China hoje tem uma tecnologia imbatível nesse ponto. Porém, toda a engenharia é nossa. Projetamos e desenhamos os produtos, exigimos padrões de qualidade e temos um escritório na China que certifica cada etapa junto aos fornecedores”, explicou.
Toda a montagem ocorre em Minas Gerais, onde a empresa mantém estoque robusto. Atualmente, a operação cobre mais de 7 mil m², com centros também em São Paulo e Goiás, e capacidade de armazenar cerca de 300 mil baterias.
O modelo apresentado no evento é o menor da linha de BESS da Powersafe, com capacidade de 6 MWh. A companhia também oferece sistemas em containers para usinas de grande porte e versões customizadas para aplicações menores.
“Nossos gabinetes têm design robusto e bonito, proteção IP para uso externo, sistema de supressão de incêndio automático e operação silenciosa. Conseguem atender desde uma farmácia ou pequeno comércio até residências de grande porte”, afirmou.
A compatibilidade com cerca de 95% dos inversores do mercado dá flexibilidade ao cliente, enquanto as versões híbridas permitem manipulação completa da energia: consumo instantâneo, carregamento do banco e backup em caso de queda da rede.
Distribuição da Ecoflow no Brasil
A empresa também anunciou a chegada oficial da Ecoflow, líder global em estações portáteis de energia, como parte de sua estratégia de diversificação.
“As Portable Power Stations reúnem em um único equipamento bateria, controlador de carga, inversor e MPPT, funcionando como uma solução plug-and-play para backup e economia de energia”, explicou.
O foco inicial é o mercado residencial, mas há aplicações que vão de acampamentos e pesca até veículos 4×4 e operações industriais.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.