Intersolar 2025: Brametal apresenta estruturas metálicas e sistema de automação para usinas solares

Share

A Brametal, empresa brasileira que atua em geração, transmissão e distribuição de energia, apresenta, durante a Intersolar South America 2025, que acontece de 26 a 28 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), uma série de novidades para o mercado brasileiro de construção e operação de usinas solares em seu estande, número 88 na Rua W4 do evento.

A empresa aposta em três grandes novidades este ano: soluções em estruturas metálicas para usinas em solo, sistema próprio de automação para trackers (seguidores solares) e ampliação dos serviços de retrofit no mercado interno.

Em parceria com a Reivax, que há quase 40 anos desenvolve sistemas para o controle da geração elétrica, a Brametal lança uma solução de automação para os seguidores solares, que promete elevar a performance e confiabilidade na operação. Com comunicação sem fio (Zigbee), a nova tecnologia permite controle preciso, segurança operacional e funções avançadas de acionamento, assegurando rápida resposta e alto nível de automação para usinas solares.

Outra novidade é a Brafix Lite, uma estrutura compacta, leve e resistente com a robustez e selo de qualidade das soluções Brametal. Desenvolvida com especificação única para atender com rapidez e eficiência diferentes demandas, sem necessidade de customização, permitindo entregas rápidas e custo competitivo.

Nos serviços de retrofit, a Brametal, que possui mais de 200 megawatts já modernizados no País, busca aumento contínuo de eficiência energética, valorização do ativo e adequação às normas técnicas e padrões atuais. Com uma unidade de produção verticalizada em Linhares (ES), engenharia própria e alta capacidade produtiva, a empresa oferece tecnologia e eficiência para revitalizar empreendimentos, garantindo a continuidade da geração de energia com desempenho otimizado.

Entre 2019 e 2025, a Brametal participou da implantação de 280 usinas solares em todo o Brasil, somando 941 megawatts-pico (MWp) de potência instalada. “Essa trajetória reforça o protagonismo da empresa na expansão da matriz energética renovável do país e sua capacidade de atender projetos de diferentes portes, do Norte ao Sul”, comenta Rafael Rodrigues de Souza, gerente da unidade Solar da Brametal.

“A companhia também se destaca pelo suporte contínuo a distribuidores, integradores e EPCistas. Com engenharia de ponta, pós-venda estruturado e produção nacional, oferece soluções inovadoras e de alta qualidade, sempre com foco na transição energética e no crescimento sustentável do setor solar no Brasil”, acrescenta.

Para o executivo, o diferencial de ser uma indústria 100% nacional éa proximidade com clientes e parceiros, um dos grandes trunfos da Brametal. “Mais do que entregar produtos, a empresa atua como parceira estratégica dos projetos, garantindo que cada usina opere dentro de sua performance esperada durante todo o ciclo de vida”, conclui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Intersolar 2025: Huasun apresenta módulos HJT de até 750W e projeta crescimento de 50% no Brasil
26 agosto 2025 A Huasun, uma das líderes globais em tecnologia fotovoltaica HJT (heterojunção), se prepara para uma participação estratégica na Intersolar South Amer...