Casa dos Ventos seleciona Nextracker para 1,5 GW em projetos solares no Brasil

Share

A Nextracker anunciou que foi selecionada pela Casa dos Ventos para fornecer 1,5 gigawatts (GW) de seus sistemas de rastreador solar NX Horizon-XTR “todo-terreno” e rastreador solar NX Horizon para um portfólio de quatro novos projetos solares e híbridos de energia solar e eólica centralizados no Brasil.

A Casa dos Ventos, conhecida por sua liderança no setor de energia eólica no Brasil, agora está integrando a energia solar ao seu portfólio de energias renováveis, uma tendência crescente entre os desenvolvedores brasileiros que buscam otimizar as conexões à rede e o retorno de investimento dos projetos. Os contratos incluem quatro projetos solares em larga escala: Babilônia Sul (117 MW), Babilônia Centro (226 MW), Seriemas (540 MW) e Rio Brilhante (680 MW). Esses projetos estão localizados nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia, e Rio Brilhante e Seriemas, no Mato Grosso do Sul.

“A parceria com a Nextracker nos dá confiança no desempenho e na confiabilidade de longo prazo de nossos projetos”, disse Thiago Rezende, diretor de construção e operações da Casa dos Ventos. “O sólido histórico da Nextracker, o foco na excelência em engenharia e a capacidade de fornecer soluções de alta qualidade a tornam uma parceira tecnológica confiável para o futuro.”

Este acordo marca a primeira implantação de energia solar em larga escala da Casa dos Ventos — e um passo significativo em sua estratégia de desenvolver usinas híbridas que integram energia solar e eólica em pontos de interconexão de rede compartilhados. Ao combinar fontes de energia complementares, infraestrutura e terras disponíveis, as usinas híbridas podem otimizar a capacidade da rede — uma vantagem crescente no cenário de transmissão restrito do Brasil.

“Garantir o compromisso de múltiplos projetos de uma líder em energia renovável como a Casa dos Ventos reflete a crescente importância de parcerias confiáveis quando se trata de desempenho e confiabilidade a longo prazo na indústria solar atual”, disse Alejo Lopez, vice-presidente da Nextracker América Latina. “É uma honra para nós apoiar a Casa dos Ventos com soluções projetadas para resiliência e otimizadas para cada uma das condições ambientais únicas de seus locais”, disse Lopez.

Três dos quatro novos projetos — Babilônia Sul, Babilônia Centro e Seriemas — estão implantando sistemas rastreadores NX Horizon-XTR “todo-terreno”, desenvolvidos especificamente para paisagens montanhosas e onduladas, proporcionando economias em terraplenagem e nivelamento. Todos os locais incorporarão o sistema de gerenciamento e controle de produtividade TrueCapture da Nextracker, que utiliza tecnologia avançada de sensores e aprendizado de máquina para ajustar continuamente os ângulos dos rastreadores e garantir a geração de energia esperada em condições de iluminação dinâmica e terrenos irregulares.

De acordo com a Absolar, o Brasil deverá adicionar 13,2 GW de nova capacidade solar em 2025, atingindo um total de 64,7 GW até o final do ano. Os investimentos no setor solar devem ultrapassar R$ 39,4 bilhões, gerando mais de 396.000 empregos e contribuindo com mais de R$ 13 bilhões em receita tributária.

Com capacidade de fabricação localizada, expertise regional em engenharia e fortes parcerias com desenvolvedores líderes, a Nextracker está posicionada de forma única para apoiar a transição para energia limpa, contribuindo para o conteúdo local e o desenvolvimento econômico regional.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

UCB Power e FAS inauguram sistema fotovoltaico com armazenamento em baterias de sódio
11 agosto 2025 Segundo a UCB Power, trata-se do primeiro projeto do tipo no Brasil, instalado na comunidade amazônica de Tumbira. A iniciativa é fruto de uma parceri...