A Transpetro inaugurou na quinta-feira (17/7) sua segunda usina solar, de 300 kW, instalada no Terminal de Belém (PA), capaz de atender toda a demanda do ativo. Com investimento de R$ 3,2 milhões, a planta integra o projeto Terminal + Sustentável, que reúne iniciativas voltadas à redução da pegada de carbono e à proteção do meio ambiente.
O Terminal de Belém recebe produtos dos terminais de Coari (AM), São Sebastião (SP) e São Luís (MA) e da Refinaria de Mataripe (BA). A planta movimenta diesel, gasolina, gás de cozinha (GLP), querosene de aviação e combustível usado em embarcações. Em 2024, o Terminal de Belém movimentou um total de 2,3 milhões de metros cúbicos de combustíveis e derivados.
Além de gerar uma economia de R$ 400 mil anuais na conta de energia elétrica da unidade, a instalação solar irá reduzir a emissão de 30 toneladas por ano de gases causadores do efeito estufa.
“Esse é o nosso segundo terminal a ter sua demanda integralmente suprida por energia solar de geração própria. O primeiro foi em Guarulhos, em São Paulo. Sem dúvida é um motivo de orgulho para a Transpetro ser pioneira nesse tipo de solução sustentável dentro do Sistema Petrobras, o que reforça nosso protagonismo na descarbonização das nossas operações. Essa não é uma ação pontual, as decisões que tomamos na Transpetro sempre levam em conta a sustentabilidade, porque nós entendemos a necessidade de fazer escolhas que preservem o planeta”, explicou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
A partir da inauguração da planta solar no Terminal de Belém, a Transpetro passa a integrar o seleto grupo de empresas com geração própria de energia em operação no Pará, especialmente em Belém. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a capital paraense registra somente 38 empreendimentos industriais de micro e minigeração distribuída — modalidade em que a energia gerada é conectada à rede elétrica nacional.
Terminal + Sustentável: Belém como referência em práticas ambientais
O Terminal de Belém foi escolhido para iniciar o projeto Terminal + Sustentável, desenvolvido pela Transpetro para adoção de ações de descarbonização e de preservação ambiental nas unidades operacionais de terra da empresa.
Além da usina solar recém-inaugurada, o terminal também passou a contar com um sistema de captação de água da chuva com capacidade para reaproveitar até 3.600 m³ por ano.
Outra ação sustentável no Terminal de Belém, que terá início até outubro deste ano, é o aproveitamento de água de chuva da bacia de contenção das esferas de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). A estimativa é que a iniciativa economize cerca de 1.300 m³ de água tratada por ano.
Com essas ações de reaproveitamento da água da chuva, que será usada nas atividades operacionais, a Transpetro reduzirá seu consumo anual de água doce captada em mais de 40%.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.