Gerdau e Newave Energia inauguram usina solar de Arinos (MG) 432 MWp de potência

Share

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a Newave Energia inauguraram o Parque Solar de Arinos, um dos maiores projetos de energia renovável do país. Desenvolvido pela Newave Energia, o empreendimento contou com um investimento de até R$ 1,5 bilhão dos acionistas FIP Newave Energia e Gerdau.

Com 432 MWp de capacidade instalada e mais de 720 mil painéis solares, a usina tem potencial para abastecer uma cidade de 350 mil habitantes, o equivalente a 70 mil residências. A operação também vai gerar cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos.

“A inauguração do parque de Arinos é um passo importante para a Gerdau em sua busca por maior competitividade e sustentabilidade de suas operações no Brasil. A companhia já possui uma das menores médias globais de emissão de gases do efeito estufa, sendo menor que a metade da média mundial do setor do aço, e o parque solar Arinos contribuirá com o nosso compromisso de reduzir ainda mais nossas emissões de gases de efeito estufa”, afirma o diretor-executivo da Gerdau Next, Elder Rapachi.

De acordo com o CEO da Newave Energia, Edgard Corrochano, “tudo começou com uma ideia, um sonho em um slide de PowerPoint. A XP foi a primeira a acreditar. Não como corretora, mas como verdadeira Casa do Empreendedor. Juntos, democratizamos o acesso a investimentos em infraestrutura e à energia renovável, conectando pessoas físicas e pequenas empresas a um mercado antes restrito. Hoje, 15 mil brasileiros são sócios da Newave Energia, participando ativamente da transição energética do país. Fizemos uma dupla democratização: no capital e na energia. Isso é inovação, isso é o Brasil que dá certo. Agradecemos também à Gerdau, que acreditou desde o início e está ao nosso lado nesta jornada. Queremos fazer muitas outras inaugurações como esta. Isso é só o começo.”

Somando a geração da usina de Arinos, em Minas Gerais, e da planta fotovoltaica de Barro Alto, que será inaugurada em Goiás em dezembro, mais de 70 mil toneladas de CO₂ equivalentes serão evitadas anualmente, com uma redução de 36 mil tCO₂ por parque. Os dois parques solares ocupam uma área de 2.000 hectares, o equivalente a aproximadamente 2.500 campos de futebol, e abastecerão mais de 2 mil empresas por ano, além de 750 consumidores de energia em todo o Brasil.

A Newave Energia é uma empresa de geração de energia renovável, que atua desde a construção e operação de suas próprias usinas até a comercialização de energia, destacando-se por seu compromisso com tecnologia, inteligência, governança e gestão de riscos. Sua abordagem visa acelerar a transição energética do país, além de proporcionar segurança e transparência aos clientes.

A Newave Energia é uma sociedade que possui como sócios o FIP NEWAVE ENERGIA I, gerido pela gestora Newave Capital, e a Gerdau Next, braço de negócios adjacentes ao aço da Gerdau.

A Gerdau é sócia investidora da Newave Energia e detém 40% de seu capital social, consolidando uma parceria estratégica que fortalece o crescimento e a expansão da empresa no mercado de energia renovável. Além disso, a Gerdau também é consumidora âncora da Newave Energia, comprando 40% de toda a energia produzida pela companhia pelo regime de autoprodução.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do do vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de executivos das empresas envolvidas e do mercado.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Ampliação do regime tributário especial de Minas Gerais facilita acesso para geradores de energia elétrica
31 julho 2025 Medida contempla Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas além de outras fontes renováveis como solar, eólica, biogás com co...