O Brasil registrou 245 mil novas instalações de energia solar distribuída em 2025. No total, o país já soma mais de 3,4 milhões de sistemas solares conectados à rede elétrica, sendo que 83% das instalações são em residências, a maior participação desde 2019.
Em seguida, despontam os setores comercial com 346 mil instalações, (8%), rural 297 mil, (8%) e industrial 47 mil, (1%), além de mais de 10 mil sistemas referentes ao poder público, que somam 0,3%.
Os dados são do Infográfico Solfácil, ecossistema de soluções de enria solar, com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Mais de 5,5% das unidades consumidoras do país já contam com geração própria de energia solar. Apesar do avanço em número de projetos, a capacidade total adicionada no período caiu 13% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. A queda está relacionada ao aumento nos preços de equipamentos, o que teria dificultado a conversão de orçamentos em vendas — especialmente por parte dos integradores.
Na prática, isso significa que os projetos estão ficando menores. Dados da empresa mostram que instalações com potência entre 3 e 6 kWp já representam 47% das conexões feitas até abril — em 2017, essa faixa respondia por 35%.
O estado de São Paulo lidera as instalações de energia solar no país, com 148 mil novas conexões nos últimos 12 meses. Em seguida, aparecem Mato Grosso (59 mil), Minas Gerais (59 mil), Rio Grande do Sul (48 mil) e Bahia (47 mil).
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.