Com investimento de R$ 21 milhões, Bracell Papéis instala usina fotovoltaica com capacidade de geração de 7,21 MW

Share

A Bracell Papéis, empresa brasileira que produz e comercializa celulose de eucalipto e papéis tissue, investiu de R$ 21 milhões em uma usina fotovoltaica que aproximadamente 47 mil metros quadrados e tem capacidade de geração de 7,21 MW. A planta, composta por 10.836 módulos fotovoltaicos, foi construída ao longo de quatro meses, contando com a dedicação de 59 profissionais em um processo altamente coordenado que envolveu operações especializadas de içamento, distribuição e fixação dos equipamentos, além da construção de uma central de controle para monitoramento e gestão da energia gerada.

“A conclusão deste projeto é um marco para a empresa e reafirma nosso compromisso com soluções sustentáveis e eficientes para o setor. Com essa estrutura, passamos a contar com uma fonte renovável que atenderá uma parcela expressiva do consumo energético da fábrica, chegando a 20% da demanda total. Isso reforça a importância de investir em energia limpa, que não apenas reduz nossa pegada de carbono, mas também impulsiona a inovação e a responsabilidade ambiental em nossas operações”, destaca o head de operações da Bracell Papéis, Sergio Montanha.

Compromisso com a sustentabilidade e a inovação

A instalação da usina solar na Bracell Papéis está alinhada às diretrizes globais de sustentabilidade da companhia e à meta de adotar práticas cada vez mais sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação dos recursos naturais. A iniciativa representa um avanço significativo na estratégia de ação pelo clima da empresa, que inclui a meta de reduzir em 75% as emissões de carbono por tonelada de produto e remover 25 milhões de toneladas de CO₂ da atmosfera até 2030. Além disso, reforça o compromisso da Bracell em ampliar o uso de fontes renováveis, promovendo a eficiência energética e consolidando uma produção mais sustentável.

De acordo com o gerente geral da Bracell Papéis, Eduardo M. Aron, a empresa tem uma visão de longo prazo voltada à inovação e sustentabilidade, investindo continuamente na modernização de suas operações e na ampliação de sua presença no setor. “Nossa unidade em Lençóis Paulista reflete esse compromisso ao reunir tecnologia de ponta para uma produção mais eficiente e ambientalmente responsável”, afirma.

Parte desse avanço se deve ao modelo inovador de simbiose industrial adotado pela Bracell, que integra as operações das fábricas de celulose e tissue, localizadas próximas uma da outra no interior paulista. Essa sinergia possibilita um uso mais eficiente da matéria-prima, energia e água, resultando em operações mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. Alinhada a essa estratégia, a unidade da Bracell Papéis opera com 100% de energia renovável e segue implementando tecnologias para reduzir emissões e aprimorar a eficiência produtiva.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Genial Solar aposta em GD compartilhada para o mercado corporativo do RJ com 104,5 MWp de potência instalada
22 maio 2025 Com 14 usinas em operação e outras 10 a serem conectadas até o fim do ano, a empresa conta com um portfólio de 2.300 clientes, sendo 70% de pessoas ju...