O leilão do MACSE colocará a Itália na linha de frente da implantação de baterias?

Share

Da pv magazine Global

Especialistas em armazenamento de energia que falaram em um evento na feira NetZero, em Milão,  afirmaram que a Itália está se preparando para liderar o uso de baterias em larga escala – cortesia do leilão nacional de armazenamento de energia MACSE em setembro de 2024 – em um momento em que a sub implantação está gerando preços baixos.

Falando em uma discussão organizada em conjunto com a pv magazine, Giuseppe Artizzu, CEO da NHOA Energy, afirmou que a cadeia de suprimentos de baterias pode repetir o padrão visto nos módulos solares: excesso de capacidade estrutural que deveria levar à consolidação e lucros sustentáveis para os players mais fortes – mas não leva. Em vez disso, o mercado permanece fragmentado e não lucrativo, levantando sérias questões sobre a política industrial.

O chefe da desenvolvedora italiana de armazenamento de energia disse que isso levanta questões importantes sobre a política industrial.

Domingo Zhu, diretor sênior de vendas da empresa chinesa de baterias BYD, concordou com Artizzu que os preços continuarão caindo, embora apenas marginalmente.

Artizzu previu que a implantação de baterias avançará o suficiente para cobrir todas as necessidades da rede elétrica italiana, incluindo a manutenção da frequência e da regulação de tensão da rede e o fornecimento de inércia virtual e correntes de curto-circuito.

Para continuar lendo, visite nosso portal de notícias ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Novos PPAs de renováveis no Brasil ficam R$ 40/MWh mais caros com curtailment, alerta Aurora
11 setembro 2025 Estudo da Aurora mostra que o curtailment é apenas parte do desafio: quando combinado com outros riscos de mercado, as perdas podem ultrapassar R$110/...