SunR oferece coleta compartilhada de módulos fotovoltaicos para reciclagem em São Paulo

Share

A SunR, empresa especializada em reciclagem de painéis fotovoltaicos, recebe até o próximo dia 22 de maio o cadastramento de empresas e clientes que tenham até 100 módulos a descartar no estado de São Paulo para participar de uma coleta compartilhada que será realizada em junho, mês do meio ambiente.

A ideia é otimizar as rotas e compartilhar os custos entre os interessados, democratizando o acesso à reciclagem para agentes com volumes individualmente pequenos, mas que podem juntos gerar um grande impacto, explica a diretora Comercial da empresa, Marinna Pivatto.

A companhia foca em São Paulo para essa campanha porque o estado concentra 14,4% da geração distribuída de todo o Brasil, com mais de 5,4 GW instalados nessa modalidade. É também onde está localizada a sede da SunR, facilitando a estruturação logística da campanha. A alta densidade populacional e o número elevado de pequenos sistemas solares tornam o estado o local ideal para iniciar uma operação de coleta compartilhada, reunindo diversas empresas e residências próximas para viabilizar economicamente a reciclagem. Além disso, São Paulo já enfrenta desafios ambientais importantes relacionados ao descarte irregular de resíduos eletroeletrônicos e fotovoltaicos, o que reforça a urgência e a relevância da campanha.

“A campanha foi motivada por uma demanda crescente de pequenos geradores de energia solar — especialmente clientes de Geração Distribuída — que enfrentam grandes dificuldades para descartar seus resíduos de forma adequada. O custo logístico para coletas individuais é alto e pode levar esses módulos a destinos incorretos, como galpões sem autorização para armazenamento, ferros-velhos ou até mesmo lixões”, diz a diretora Comercial da SunR.

Tradicionalmente, a SunR atende grandes clientes do setor solar, como usinas centralizadas e empresas com volumes expressivos de descarte. No entanto, a companhia vem observando uma demanda cada vez maior de pequenos geradores, que representam a maioria das conexões solares no país. Apesar de ainda não serem o foco principal da operação da empresa, esses clientes enfrentam os maiores desafios em termos de custo e logística para o descarte adequado.

“A campanha foi criada justamente para atender esse público de forma estruturada e viável, promovendo a inclusão desses pequenos geradores na economia circular do setor solar. É um passo importante para ampliar o acesso à reciclagem, reduzir o impacto ambiental e fortalecer a cultura de responsabilidade ambiental em toda a cadeia fotovoltaica” conta Marinna.

O impacto ambiental do descarte inadequado é significativo: módulos contêm vidro temperado, metais pesados, plásticos e semicondutores que, se abandonados em locais inadequados, oferecem risco de contaminação do solo e da água, além de representarem desperdício de materiais que poderiam ser reinseridos na cadeia produtiva por meio da reciclagem.

Embora ainda não existam números oficiais sobre o descarte irregular de módulos fotovoltaicos no Brasil, estudos apontam que cerca de 7% a 15% dos módulos fotovoltaicos são descartados antes de completar 15 anos de uso, seja por danos, falhas técnicas ou substituição precoce. “Com mais de 55,7 GW de capacidade instalada no país e 38 GW apenas em geração distribuída, temos a certeza que muitos painéis solares foram descartados prematuramente — e queremos garantir o destino correto”, comenta a diretora da SunR.

Empresas que atuam em São Paulo e querem fazer parte da iniciativa podem preencher o formulário aqui.

Etapas da campanha:

1. Maio – Mapeamento das demandas
Durante o mês de maio, a SunR está coletando informações por meio de um formulário online. Qualquer cliente da Grande São Paulo com até 100 módulos a descartar pode manifestar interesse em participar. Essa etapa é fundamental para organizar rotas otimizadas e garantir o melhor custo logístico possível para todos.

2. Primeira semana de junho – Envio do link de pagamento
Com base nas informações coletadas, os interessados receberão um link para pagamento online. O valor será calculado por módulo e será altamente acessível, justamente por ser feito em modelo de Coleta Compartilhada. No valor estarão inclusos:
Coleta no endereço informado
Reciclagem dos módulos
Selo “Eu Reciclei durante a campanha Junho Verde” para uso institucional
O único requisito por parte do cliente será estar presente para entregar os módulos ao caminhão no dia agendado.

3. Segunda a quarta semana de junho – Execução das coletas
A SunR irá realizar as coletas nas diferentes regiões da Grande São Paulo. As rotas serão agrupadas para garantir eficiência logística, menor custo e menor emissão de carbono. As coletas serão realizadas diretamente pela equipe SunR ou parceiros logísticos homologados.

4. Confirmações por e-mail
Após o preenchimento do formulário, todos os participantes receberão por e-mail os termos e condições, detalhes operacionais e orientações logísticas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Energytech focada na expansão do mercado livre de energia abre captação no mercado
Governo deve propor abertura total do mercado livre até 2028 e fim de descontos para renováveis
12 maio 2025 Uma minuta do projeto de lei de reforma do setor elétrico detalha as propostas, incluindo a criação da figura de Supridor de Última Instância, possíve...