O estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, interior de São Paulo, realizou a instalação de um sistema de energia solar que conta com ais de 220 módulos fotovoltaicos no telhado do setor de cadeiras do estádio, totalizando 128,76 kWp de potência. Em apenas dois meses, o estádio reduziu em 65% os custos mensais com energia elétrica. O sistema, além de representar economia, contribui com o meio ambiente por meio da diminuição das emissões de CO₂.
“Pouca gente imagina a quantidade de energia elétrica necessária para manter um estádio em funcionamento. Desde que assumimos a gestão do Martins Pereira estamos buscando medidas sustentáveis e racionais para reduzir insumos como energia e água”, explicou o engenheiro Luiz Carlos Bertti, que atua na administração do estádio.
A autoprodução de energia por meio da fonte solar se mostra ainda mais estratégica em regiões com alta incidência solar, como no caso joseense. Segundo Bertti, o objetivo é transformar o Martins Pereira em um modelo de gestão eficiente. “Hoje podemos afirmar que a instalação dessas placas representa um marco para esse patrimônio da cidade”, afirma.
Além da energia solar no estádio, outras ações sustentáveis também vêm sendo adotadas. A equipe de manutenção realizou um mapeamento completo do sistema hidráulico e, com reparos e ajustes, conseguiu reduzir em 50% a conta de água do estádio. “Cada gota faz a diferença”, destacou o engenheiro.
A casa oficial do São José Esporte Clube passa agora a integrar um grupo seleto de arenas brasileiras como Maracanã, Mineirão e Mané Garrincha (além de Pituaçu, em Salvador), que já utilizam energia fotovoltaica como alternativa limpa e renovável.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.