CCEE disponibiliza dados sobre migrações para o mercado livre

Share

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou dois serviços que disponibilizam informações sobre o mercado livre para os agentes do setor elétrico. A ferramenta Migrações ao Varejo permite a visualização de indicadores como o volume de Unidades Consumidoras que entraram no segmento e a evolução do consumo destas cargas, com recortes por representantes, submercados, estados e ramos de atividade. Já o DataSet – Migrações ao Varejo traz os indicadores em planilhas, para serem usados pelos especialistas do setor para construírem suas próprias soluções.

Desde a sua abertura para todos os consumidores da alta tensão, em janeiro de 2024, o mercado livre de energia elétrica vem crescendo em ritmo intenso e chegou, em janeiro deste ano, a 25.336 consumidores com consumo total de 1,32 milhões de MHh. Desse montante, o setor de serviços respondeu por 31,36% das migrações, seguido pelo comércio (22,49), manufatura (13,31%), alimentos (11,27) e minerais não-metálicos (5,23%). No dashboard que traz dados sobre a quantidade de unidades consumidoras por agente varejista, é possível verificar que dos cinco maiores comercializadores varejistas, três são de grupos que atuam na distribuição de energia, com contato direto com os consumidores: Cemig Geração, CPFL Brasil Varejista e Enel Trading.

O presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, destaca que “o desenvolvimento de um mercado eficiente, inovador sustentável passa pelo amplo acesso à informação para todos. Por isso, trabalhamos continuamente para oferecermos soluções que levem o mundo da comercialização de energia até as pessoas”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...