Especial distribuidoras: Descarbonize aposta em crédito e capital de giro para parceiros integradores

Share

Em 2024, a Descarbonize Soluções, o ecossistema de soluções para o setor solar da Brookfield, observou uma queda continuada de preços dos sistemas fotovoltaicos, aliada a uma “esquizofrenia” de querer tratar um produto de alto valor agregado como um bem de consumo que se vende apenas por preço. A companhia conta com a Aldo Solar, com foco em distribuição de equipamentos, a Sol Agora, como braço de financiamento, e a Lado, voltada para assistência técnica.

O CEO da Descarbonize Soluções, Nuno Verças.

Imagem: Descarbonize Soluções

De acordo com o CEO da Descarbonize Soluções, Nuno Verças, a “esquizofrenia” de 2024 gerou oportunidades para as empresas capitalizadas e com estratégias de longo prazo. Essas oportunidades passam pelo desenvolvimento dos pilares que justificam a implementação de sistemas fotovoltaico, seja na distribuição direta ou na criação de parceiros de negócios no mundo corporativo.

“Além disso, nossa capacidade de alocar mais de R$ 50 milhões para dar crédito de curto prazo e ou capital de giro para os nossos principais parceiros integradores vai fortalecer o nosso crescimento em 2025. Adicionaria ainda o nosso plano bem definido para o desenvolvimento das oportunidades de mobilidade elétrica e de autonomia energética via o uso de soluções de baterias”, comenta.

A meta da empresa para 2025 é consolidar sua posição de referência no mercado de GD no Brasil, tanto no relacionamento com os seus parceiros fornecedores e integradores quanto com os clientes finais. “Com certeza vamos continuar a investir em tecnologia para alcançar esta meta, até porque entendemos que poucos concorrentes têm foco e capacidade financeira para fazer estes altos investimentos no curto/médio prazo”, explica Verças.

Expansão para o Nordeste

A empresa iniciou o ano com o anúncio de um novo dentro de distribuição da Aldo Solar em Recife, Pernambuco, próximo ao Porto Suape, com 3 mil metros quadrados. A escolha pela localização do novo CD se deu pela relevância da região no setor solar brasileiro, já que o Nordeste ocupa a segunda posição no ranking nacional de geração distribuída. A expansão que já vinha sendo estruturada há dois anos, precisou ser adiada até agora pelo cenário desafiador enfrentado pelo setor fotovoltaico brasileiro. “Queríamos ter inaugurado antes, mas o importante é que conseguimos cumprir no início deste ano, que considero tão promissor. Além disso, a Aldo Solar sempre manteve uma relação próxima com seus parceiros locais, o que tornou essa expansão ainda mais estratégica”, explica o executivo.

Workshop para integradores no novo CD da Aldo Solar em Pernambuco.

Imagem: Descarbonize Soluções

Durante a inauguração do CD de Recife, a Aldo Solar ofereceu aos participantes um workshop técnico com representantes da GoodWe e DAH Solar e continuará realizando uma série de eventos itinerantes que percorrerá diversas capitais nordestinas, com encerramento na Intersolar Summit, em Fortaleza. A ação visa fortalecer o relacionamento com parceiros locais, apresentar os benefícios do novo Centro de Distribuição e destacar as mais recentes inovações em soluções fotovoltaicas.

Acompanhe as publicações dessa série: “Especial distribuidoras fotovoltaicas: os desafios enfrentados em 2024 e as perspectivas para esse ano”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Problemas operacionais atingem retornos em um quinto dos projetos de armazenamento de baterias
14 outubro 2025 Um relatório recente da empresa de inteligência de baterias Accure revela que, embora a maioria dos sistemas de armazenamento de energia de bateria (B...