Trina Solar estabelece recorde mundial de eficiência de módulo solar em 25,44%

Share

Da pv magazine Global

A fabricante chinesa de módulos fotovoltaicos Trina Solar anunciou que alcançou uma eficiência de conversão de energia de 25,44% em um painel solar de heterojunção totalmente passivada (HJT) tipo N.

O CalLab do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar (Fraunhofer ISE) verificou independentemente o resultado, que é um recorde mundial para um painel solar de silício cristalino de grande área com estruturas de contato frontal e traseira.

Trina disse que essa conquista representa seu 30º recorde mundial em eficiência solar e estabelece uma nova referência para a indústria fotovoltaica. A empresa acrescentou que o resultado supera o recorde anterior de 25,40% dos módulos de contato traseiro (BC) da concorrente chinesa Longi.

O módulo foi desenvolvido no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica da Trina na China. Possui wafers de silício tipo N dopados com fósforo de grau industrial de 210 mm x 105 mm, combinando técnicas avançadas de passivação, tecnologia HJT traseira e processos de RF multifrequência. As principais inovações incluem estruturas de captura de luz, encapsulamento ultradenso e interconexões de baixa resistência, resultando em desempenho óptico e elétrico superior, de acordo com a empresa.

“Este recorde é uma prova de nosso foco implacável em pesquisa e inovação”, disse o CEO e presidente da Trina, Gao Jifan. “Continuaremos a investir no desenvolvimento de células e módulos de contato passivados para manter nossa liderança em tecnologia solar.”

A conquista ressalta o compromisso da Trina com a tecnologia HJT, que ganhou força como uma alternativa de alta eficiência às tecnologias tradicionais TOPCon e PERC. Nos últimos quatro meses, a Trina estabeleceu dois recordes mundiais para a eficiência das células TOPCon e um para as células HJT.

Em dezembro, alcançou um recorde mundial de eficiência de 27,08% para um dispositivo HJT totalmente passivado do tipo n e o Instituto de Pesquisa de Energia Solar em Hamelin (ISFH CalTEC) verificou o resultado. No início de outubro, anunciou uma eficiência de 25,9% para uma célula solar TOPCon industrial de grande área e, um mês depois, alcançou uma eficiência de 26,58% para a mesma tecnologia de célula, com ambos os resultados sendo certificados pelo ISFH CalTeC.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Nova bateria de íons de alumínio com ciclo de vida longo sem precedentes
03 fevereiro 2025 Pesquisadores na China relataram um avanço no desenvolvimento de baterias de íons de alumínio. Eles criaram um eletrólito de estado sólido que facilit...