Lançada licitação binacional para usina fotovoltaica flutuante de 1 MW no Brasil e Paraguai

Share

Da pv magazine Latam

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada entre as cidades de Hernandarias (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil), no rio Paraná, na divisa entre os dois países, abriu uma chamada para licitações binacionais para fornecimento, instalação e comissionamento de sistema solar flutuante de 1.000 kW em seu reservatório.

A iniciativa, que busca avançar na geração de energia elétrica a partir de fonte solar, é realizada de forma binacional, com apoio dos Parques Tecnológicos Itaipu (PTI) das duas margens.

A chamada está aberta até 5 de setembro e o orçamento estimado é de US$ 968 mil. A chamada é para empresas paraguaias e brasileiras.

O diretor-geral paraguaio de Itaipu, Justo Zacarías Irún, explicou que inicialmente estava prevista uma usina de 10 MW, mas finalmente a diretoria executiva autorizou a realização de uma primeira fase com capacidade de 1.000 kW.

O prazo para instalação da usina solar flutuante é de cerca de 4 meses, após sua adjudicação. “Se não houver grandes inconvenientes, estima-se que ainda neste ano a central flutuante já poderá ser montada com uma fase experimental e depois entraria a fase de acoplamento e verificação do seu SCADA e sistemas de monitorização”, explicam do Renewable Assessoria Energética da Entidade, e acrescentam que “no primeiro trimestre do próximo ano seria colocado em funcionamento para ligação aos sistemas”.

A empresa de consultoria e análise energética PSR sugeriu recentemente em relatório que “a energia solar flutuante no Brasil é uma oportunidade para hidrelétricas”. Especificamente, apenas a hidrelétrica de Itaipu, que começou a operar em 1984, poderia quase dobrar sua capacidade de geração com a instalação de uma usina solar flutuante em 10% da superfície de seu reservatório, que tem área de 1.350 km2, segundo a estimativa. . divulgado pela PSR. A potência do sistema flutuante nesta proporção seria de 13.500 MW; A hidrelétrica tem 14 mil MW de capacidade instalada.

A estimativa considera 1,4 MWp de potência em corrente contínua proveniente de painéis solares flutuantes para cada hectare de superfície ocupada, ou 1 MW de corrente alternada por hectare, após transformação com inversores.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o MPPT Global otimiza a geração energética em sistemas com sombreamento parcial
05 novembro 2024 Com uma simples configuração no aplicativo de monitoramento, é possível otimizar a performance energética de sistemas com inversores string sem necess...