Governo da Bahia firma protocolo para instalação de fábrica de painéis

Share

O Governo da Bahia assinou um protocolo de intenções com a empresa alemã Si&Mex Solutions para a instalação de uma fábrica de painéis fotovoltaicos no estado. O investimento previsto é de U$ 2 bilhões e o acordo foi assinado durante audiência realizada na segunda-feira (08/07).
O projeto tem a meta de atender 25% do mercado nacional – que importou 17 GWp e instalou 12 GW em 2023 – nos primeiros cinco anos de operação. O empreendimento prevê gerar 3 mil empregos diretos e 4 mil indiretos, consolidando a Bahia como um polo industrial de relevância internacional no setor de energia renovável. “É mais emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a nossa Bahia”, comentou o governador, Jerônimo Rodrigues, em suas redes sociais.A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) terá uma participação de 5% no empreendimento. A parceria inclui o fornecimento anual de 2 mil toneladas de quartzo e até 500 toneladas de sílica de alta pureza para os processos industriais da fábrica.

Reforçando a importância da transversalidade de governo para promover o desenvolvimento socioeconômico, o projeto está sendo construído também em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e a BAHIAINVESTE, além das secretarias da Fazenda (Sefaz-BA) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...