Austrália mira 6 GW de novas energias renováveis em “maior licitação de todos os tempos”

Share

Da pv magazine Global

O governo australiano informou que um novo processo de licitação nacional do Capacity Investment Scheme (CIS) será aberto em maio buscando 6 GW de novos projetos de energia renovável variável para substituir a geração de energia a carvão no Mercado Nacional de Eletricidade (NEM).

O ministro federal de Energia, Chris Bowen, disse que o processo de licitação inclui um acordo com Nova Gales do Sul, que oferecerá pelo menos 2,2 GW de fornecimento de nova energia renovável para o estado.

Uma alocação de 300 MW para energia renovável variável será dedicada a projetos entregues no sul da Austrália, sujeito a acordo final entre os governos estadual e federal.

Um briefing do mercado sobre a licitação será divulgado no início de maio, descrevendo o processo de leilão que é o primeiro de vários que o governo planeja liberar de sua CEI. As rodadas de licitação serão realizadas no NEM aproximadamente a cada seis meses até 2027.

A CIS pretende entregar mais 32 GW de capacidade, incluindo 23 GW de geração de energia renovável e 9 GW de capacidade de armazenamento despachável até 2030, em busca da meta da Austrália de 82% de geração renovável até o final da década.

Aos projetos selecionados serão oferecidos acordos de subscrição de longo prazo que incluem receitas acordadas de “piso” e “teto” para os investidores.

Bowen disse que a CEI mitigará o risco financeiro para os investidores, incentivando novos investimentos em energia renovável variável e capacidade despachável limpa.

“Estamos avançando com o trabalho de entregar soluções práticas para manter as luzes acesas para residências e empresas que usam a forma de energia mais barata e limpa – energia renovável confiável”, disse ele. “Nosso plano é entregar a certeza e a confiança que o mercado precisa para fornecer a energia de que precisamos, quando precisamos”.

Nova Gales do Sul deve ser a maior beneficiária desta licitação da CEI que substituirá o leilão de próxima geração programado para o segundo trimestre de 2024 como parte do Roteiro de Infraestrutura Elétrica do governo estadual. Os projetos de geração elegíveis para licitações de contratos de serviços energéticos de longo prazo (LTESA) serão elegíveis para participar do concurso do SIA.

O estado prosseguirá com sua licitação LTESA programada para  infraestrutura de armazenamento de longa duração, bem como processos para conceder direitos de acesso para  as zonas de energia renovável Centro-Oeste de Nova Gales do Sul e Sudoeste.

Este último anúncio de licitação ocorre poucos dias depois de o governo federal confirmar que o primeiro processo de leilão para  projetos da Austrália Ocidental, visando 2 GWh de energia despachável por meio de armazenamento para renováveis, será aberto em meados do ano, sujeito a consulta e acordo final.

O diretor de políticas e impacto do Conselho de Energia Limpa (CEC), Arron Wood, saudou a atualização da licitação, dizendo que a CEI é “um dos compromissos políticos mais significativos para a energia renovável na história de nossa nação”.

“Os investidores de energia limpa estão satisfeitos em ver esse progresso”, disse ele, acrescentando que o processo “finalmente permitirá que os projetos garantam a certeza de receita necessária para a enorme onda de projetos de energia renovável necessária para a Austrália”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Órigo Energia obtém financiamento de US$ 40 milhões da IFC para 90 MW de geração solar no Brasil
13 dezembro 2024 Os recursos serão usados para a estruturação, implantação, comissionamento e operação dos projetos de geração distribuída de energia solar, de 22 faze...