As adições de capacidade solar da Bélgica em 2023 atingiram 1,8 GW

Share

Da pv magazine Global

A Bélgica instalou cerca de 1,8 GW de novos sistemas fotovoltaicos no ano passado, de acordo com novos números da associação belga Energie Commune, anteriormente conhecida como Association belge pour la Promotion des Energies Renouvelables (APERe).

Em 2022, foram instalados 1.060 MW, após 850 MW em 2021, 1.010 MW em 2020, 544 MW em 2019 e 367 MW em 2018.

Aproximadamente 1,4 GW da capacidade recentemente adicionada no ano passado está na macrorregião de língua holandesa da Flandres. Cerca de 426 MW foram implantados na região francófona da Valônia. A região metropolitana de Bruxelas instalou mais 11 MW.

Cada uma das três macrorregiões da Bélgica tem o seu próprio quadro regulamentar individual para a energia solar e renovável.

A Energie Commune disse que as novas estatísticas são baseadas em dados provisórios e que ainda podem faltar mais 200 MW de capacidade fotovoltaica, o que significa que o crescimento do ano passado pode ser ainda maior.

“A subida dos preços da energia e da eletricidade teve um forte impacto na Bélgica, tal como na maioria dos países europeus, motivando assim alguns a investir numa instalação fotovoltaica”, refere a associação. “As três Regiões beneficiaram de uma redução temporária da taxa de IVA para 6% na aquisição de instalação fotovoltaica instalada em edifícios residenciais com menos de 10 anos.”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.