MME prorroga consulta pública sobre enquadramento de minigeração no Reidi

Share

O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou em 10 dias o prazo para envio de contribuições à Consulta Pública sobre os procedimentos para a requisição de enquadramento de projetos de minigeração distribuída no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). A prorrogação foi publicada na sexta-feira (16/02), no Diário Oficial da União.

A proposta submetida à consulta visa regulamentar o parágrafo único do art. 28 da Lei nº 14.300/2022, que incluiu os projetos de minigeração distribuída no rol dos projetos de infraestrutura de geração de energia elétrica elegíveis ao enquadramento no Reidi.

O objetivo do regime é estimular o investimento privado em setores relacionados à infraestrutura, como energia elétrica. Os projetos devem ser aprovados por portaria ministerial e habilitados pela Receita Federal do Brasil. Com o enquadramento no Reidi, os projetos deixam de ser cobrados de contribuições para o PIS/PASEP e COFINS, nas aquisições, locações e importações de bens e nos serviços, realizadas no período de cinco anos contados da data da habilitação de pessoa jurídica, titular do projeto.

A minigeração distribuída é caracterizada pela potência instalada, em corrente alternada, maior que 75 kW ou menor ou igual a 5 MW, segundo regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas centrais são conectadas na rede de distribuição de energia elétrica por meio de instalações de unidades consumidoras.

Com a determinação da Lei 14.300 de que projetos de minigeração distribuída poderão ser considerados projetos de infraestrutura de energia elétrica, além do enquadramento no Reidi, esses projetos poderão emitir debêntures incentivadas e ter acesso a Fundos de Investimento em Infraestrutura (FIP-IE). 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Cocô de vaca (e mais) na Intersolar
12 maio 2025 Aglutinante de bateria de esterco de vaca, um belo ciclomotor elétrico, carregamento de carro no nível do estacionamento, carregamento de grande plata...