Valmont Solar inaugura fábrica de trackers em Minas Gerais

Share

A Valmont Solar inaugura na quinta-feira (11/01) uma nova unidade produtiva de trackers para abastecer um mercado no qual acumula 2 GW de equipamentos instalados. Os componentes eletrônicos, antes produzidos na Itália, serão incorporados à linha de produção que já tem 80% a 85% de conteúdo local.

A nova unidade inclui um armazém central integrado, que substituirá quatro armazéns terceirizados utilizados até então. O objetivo é atender com agilidade os pedidos, especialmente os projetos de minigeração distribuída que têm autorização de conexão enquadrado nas regras anteriores à Lei 14.300. Há no centro há um sistema de demonstração com trackers instalados e a empresa também oferece treinamentos para epecistas executarem o dimensionamento e a instalação adequados.

“EPC é um serviço fundamental para o dono do ativo, por isso focamos muito no treinamento desses profissionais”, comenta o diretor regional da Valmont Solar, Ramon Gomes da Silva.

A empresa, que entrou no mercado em 2015 fornecendo trackers para um projeto de geração centralizada de 350 MW, atualmente lidera no segmento de minigeração distribuída, com um market share estimado de 30% a 35% e 700 MW fornecidos. Na geração centralizada, com mais 1,3 GW a participação é de aproximadamente 12% a 15%.

Após um ano desafiador tanto para a geração distribuída, com os juros altos e dificuldade de aprovação de crédito, quanto para a geração centralizada, com o preço da energia no patamar mais baixo, a expectativa é de retomada em 2024, diz Silva. “Em 2024 o mercado volta a reaquecer e ainda há muitas usinas com GD I para entrar. Em 2025, o mercado vai se adaptar. As regras já são conhecidas e as empresas vão criar novos modelos de negócios”, aposta o diretor.

A nova unidade terá uma capacidade produtiva de 250 MWp por mês, “que é correspondente ao que nossos fornecedores podem atender”, comenta Silva.

O executivo conta que apenas os rolamentos metálicos de aço inox e os motores, produzidos há 18 anos na mesma fábrica na Itália, são importados. “A incorporação dos componentes eletrônicos não vai adicionar muito no peso total de conteúdo local que atualmente é de 80% a 85%, mas é o cérebro do equipamento”, ele adiciona.

A capacidade de movimentação do armazém integrado da nova fábrica é de 600 toneladas por dia.

A Valmont Solar é uma unidade de negócios da Valmont surgida a partir da aquisição, em 2018, da italiana Convert, que detém a tecnologia dos trackers.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Greener aponta oportunidades em novos serviços para além da instalação fotovoltaica
03 dezembro 2024 Até 30% de economia no ACL e 1,4 milhão de VEs previstos até 2030 são algumas das oportunidades listadas pela consultoria como chances para os integra...