Fabricantes se unem para desenvolver padrões para módulos de mais de 700 W

Share

Da pv magazine Global

A Trina Solar anunciou a formação da Aliança Ecológica de Inovação Aberta Fotovoltaica 700 W+. O grupo – que também inclui Astronergy, Canadian Solar, Risen Energy, TCL Zhonghuan e Tongwei – planeja padronizar o design de módulos solares com tamanho acima de 700 W.

A aliança exige que os fabricantes de módulos cumpram as dimensões industriais acordadas existentes de 2.384 mm por 1.303 mm. Uma distância de furo de 790 mm foi adicionada ao padrão. Isto se baseia na Especificação Técnica T/CPIA 0003-2022 emitida pela Associação da Indústria Fotovoltaica da China.

Nos últimos anos, a potência dos módulos solares saltou de 500 W para 700 W, e o tamanho dos módulos aumentou junto com a potência. Em 2021, por exemplo, a Risen Energy lançou o painel NewT@N de 132 células baseado em células multibarramentos monocristalinos tipo N de 210 mm com um design de meio corte. O tamanho do módulo de alta potência está em conformidade com o padrão recomendado de 2.384 mm x 1.303 mm x 35 mm.

Ter módulos grandes apresenta alguns desafios em termos de peso no telhado e facilidade de montagem em rastreadores ou racks. Mas a falta de normalização apresenta vários desafios, não só na produção, mas também na adaptação à infraestrutura.

A aliança 700W+ vê a padronização como uma forma de reduzir o equilíbrio dos custos do sistema e, ao mesmo tempo, reduzir o custo nivelado da eletricidade. Em última análise, a padronização aumentará a eficiência da cadeia de abastecimento, impulsionará a produção e reduzirá os custos, afirma a aliança.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.