Especialista em energia fotovoltaica em telhados verticais liga mais dois sistemas em telhados verdes na Noruega

Share

Da pv magazine Global

O fornecedor de sistemas fotovoltaicos Over Easy, com sede na Noruega, implantou dois painéis solares verticais em telhados verdes na Noruega.

A empresa implantou uma instalação de 102 kW cobrindo 1.200 m2 em um edifício comercial de telhado plano em Oslo. Também forneceu um sistema de 45 kW para um projeto de cobertura escolar no início do ano. Ambas as coberturas planas são plantadas com vegetação, as chamadas coberturas verdes.

Over Easy tem um design de sistema novo, de baixa altura e “tudo em um” para telhados planos. Seus sistemas são entregues no local de instalação em uma unidade única pré-montada que inclui seus módulos bifaciais de heterojunção não convencionais, o rack de montagem e o cabeamento.

“A instalação de 102 kW foi instalada mecanicamente em menos de dois dias com uma equipe de quatro trabalhadores”, disse o CEO da Over Easy, Trygve Mongstad, à pv magazine.

A empresa chama seu produto pré-fabricado de “unidade fotovoltaica vertical (VPV)” e cada uma tem potência de 200 W. Eles vêm em dois tamanhos, um para telhados verdes, com tamanho de 1.600 mm x 1.500 mm x 345 mm e um peso 26 kg, e um para telhados sem vegetação, medindo 1.600 mm x 1.500 mm x 265 mm e pesando 25 kg. A folga para ambos os produtos é de 120 mm e 40 mm, respectivamente.

“Podemos colocar 6 kW ou um pouco mais em cada palete, e o produto vem completamente pronto com o sistema de montagem, um verdadeiro sistema plug-and-play para instalações solares em telhados planos e verdes”, disse Mongstad.

Quanto ao lastro, o design de baixa altura e peso de 11 kg/m2 significa que a necessidade de unidades de lastro é reduzida e, em alguns casos, não é necessária, segundo Mongstad, o que, segundo ele, também contribui para a facilidade de instalação e um peso mais leve para o sistema.

Os módulos vidro-vidro do sistema são feitos com vidro solar de 3,2 mm e apresentam até 95% de bifacialidade com uma faixa de temperatura operacional de -40 °C a 85 °C.

O primeiro piloto de telhado verde da empresa foi instalado numa escola de Oslo. De acordo com Mongstad, o sistema fotovoltaico piloto integrou-se bem com a vegetação do telhado e os rendimentos energéticos foram 20-30% superiores aos das instalações convencionais em telhados planos leste-oeste na mesma área.

“Atingimos acima de 1.000 kWh/kW no primeiro ano de operação, o que é muito bom para a nossa latitude”, disse Mongstad.

Recentemente, cientistas holandeses usaram modelos térmicos para entender por que as instalações solares verticais estavam proporcionando rendimentos mais elevados, atribuindo o aumento de desempenho às temperaturas operacionais consistentemente mais baixas dos sistemas.

“Também observamos o mesmo efeito”, comentou Mongstad, que observou que a colaboração da sua empresa com investigadores do Instituto de Tecnologia Energética da Noruega descobriu que a troca de calor dos painéis verticais era “de fato muito superior ao esperado para painéis solares inclinados”, mas também atribui rendimentos mais elevados ao “aumento da irradiação que os painéis solares verticais de alta bifacialidade” recebem.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Colibri Capital investe R$ 30 milhões em distribuidora solar e ecossistema para GD no Brasil
11 setembro 2024 Com o investimento, o grupo empresarial marca sua entrada no segmento de distribuição de soluções fotovoltaicas, fortalecendo sua presença no mercado...