América do Sul lidera portfólio recente de projetos de eletrolisadores de hidrogênio

Share

Da pv magazine Latinoamérica

Os projetos de eletrolisadores de hidrogênio em desenvolvimento em todo o mundo totalizam atualmente 1.190 GW, de acordo com o mais recente banco de dados global de eletrolisadores da Aurora Energy Research, com crescimento de 66 GW nos últimos seis meses, dos quais 25 GW estão em execução na América do Sul.

De acordo com esses dados, o subcontinente americano é seguido pela Oceania, com 20 GW.

A capacidade global de fabricação de eletrolisadores atingirá 59 GW/ano até 2025, um aumento de mais de 20% em relação a abril de 2023.

O estudo enfatiza que as adições ao pipeline de projetos desde abril de 2023 mostram que a América do Sul responde pela maior parcela de projetos adicionados graças ao novo projeto Los Amigos del Verano, de 25 GW, no Chile, que já passou da fase inicial de planejamento, desenvolvido em conjunto pela empresa alemã de energia Siemens e a desenvolvedora Verano Energy.

A Oceania, com segundo lugar, cresce desde que os desenvolvedores anunciaram 20 GW de projetos de eletrolisadores na região desde abril de 2023, “mudando o foco da América do Norte, que liderou as adições na versão anterior do banco de dados”, de acordo com a Aurora.

Embora a Europa continue sendo o local mais popular para projetos de eletrolisadores em geral, a participação da região no pipeline de projetos no continente caiu de 56% em abril de 2023 para 46%.

A Aurora estima que a capacidade global de fabricação de eletrolisadores atingirá 59 GW/ano até 2025, um aumento de 23% em relação a abril de 2023.

A capacidade acumulada em todo o mundo permitiria que os fabricantes produzissem 506 GW de eletrolisadores até 2030, excedendo em muito os 315 GW de eletrolisadores necessários para entregar o pipeline atual de projetos.

A capacidade de produção fora da Europa continua a caminho de superar a capacidade europeia até 2025: a participação da Europa na produção total cairá de 58% em 2024 para 47% em 2025, de acordo com a Aurora.

É importante reforçar também que a ajuda pública é vital para os desenvolvedores realizarem os seus projetos, e as administrações de toda a Europa aumentarão a sua dotação. Os planos de leilão na região estão a caminho de produzir 2,5 GW de hidrogênio até 2025. Os próximos seis meses serão cruciais: espera-se que os governos europeus anunciem ajuda para mais de 400 MW.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.