Moldando o Futuro: Insights do Relatório de Tendências PVPS da IEA sobre Aplicações Fotovoltaicas 2023

Share

Da pv magazine Global

O mundo da energia solar fotovoltaica está evoluindo rapidamente e na vanguarda dessa transformação está o Programa de Sistemas de Energia Fotovoltaica da Agência Internacional de Energia (IEA), o IEA PVPS, uma colaboração de centenas de especialistas da academia, governos e indústria. A Tarefa 1 do PVPS da IEA centra-se na Análise e Divulgação Estratégica da tecnologia PV. Há 30 anos, o Relatório de Tendências em Aplicações Fotovoltaicas oferece uma visão abrangente do mercado fotovoltaico, das políticas e dos principais desenvolvimentos da indústria em todo o mundo, bem como dos desafios e oportunidades que estão por vir.

Volumes de mercado: um marco simbólico

Como revela o relatório PVPS Trends, a indústria fotovoltaica alcançou um marco significativo, ultrapassando a marca de capacidade cumulativa de 1 TW (1.183 GW). Esta conquista marca um ponto de viragem simbólico na jornada rumo à energia sustentável. Dois terços de todas as centrais fotovoltaicas existentes foram instaladas nos últimos 5 anos.

Em 2022, a capacidade anual atingiu uns impressionantes 235,8 GW, um novo recorde, que poderia ter sido ainda maior, com problemas de ligação à rede e falta de instaladores a abrandar o desenvolvimento da energia fotovoltaica em vários locais. Notavelmente, a China contribuiu com 45% desta capacidade, seguida pela União Europeia com 17%. O crescimento não se limitou apenas a estas regiões, uma vez que se testemunhou uma forte expansão a nível global, com um aumento de 35% na capacidade anual em comparação com 2021. A entrada na lista dos 10 principais mercados fotovoltaicos anuais não se limitou apenas a grandes países ou populações, conforme demonstrado pelos Países Baixos, que instalaram mais de 3,9 GW de capacidade (ver Figura 2). No entanto, o mercado fotovoltaico ainda está concentrado numa dúzia de países a nível mundial, com um grande potencial adicional para o desenvolvimento do mercado.

O relatório mostra que a capacidade fotovoltaica foi distribuída uniformemente entre sistemas distribuídos e centralizados, apesar das variações em diferentes países e regiões. Alguns países (Índia, EUA, Espanha) mostraram um domínio de sistemas centralizados, enquanto a China exibiu uma distribuição mais equilibrada. Os mercados recentemente desenvolvidos continuam a começar com o desenvolvimento à escala dos serviços públicos, enquanto as regulamentações para sistemas distribuídos são mais complexas de implementar. Embora o mercado fotovoltaico global estivesse numa trajetória ascendente, alguns países registaram abrandamentos devido a problemas de abastecimento, congestionamento da rede e escassez de mão-de-obra. Espera-se que estes desafios persistam em certas regiões, destacando a necessidade de um planeamento estratégico para abordar estas questões.

Competitividade em Meio a Desafios

Devido ao elevado custo da eletricidade na Europa e noutros locais, causado por acontecimentos como a guerra na Ucrânia, a competitividade da energia fotovoltaica continua a melhorar. Alguns mecanismos de apoio, por exemplo acordos de contratos por diferença, geraram receitas para os governos estaduais, impulsionados por estes elevados preços no mercado da eletricidade. O relatório tendências também destaca o crescimento contínuo das políticas de prosumidores (consumidores que produzem parte – ou a totalidade – do seu próprio consumo de eletricidade), sublinhando a resiliência do mercado fotovoltaico.

Investimentos e desafios da indústria

A indústria fotovoltaica testemunhou investimentos significativos em nova capacidade de fabricação de silício, células e módulos, com pelo menos 700 GW de capacidade de fabricação de módulos. Os governos de todo o mundo (EUA, Europa, China, Índia) estão a apoiar ativamente a produção local e os conflitos comerciais e as preocupações laborais estão a influenciar o apoio à produção. A rápida expansão da produção ultrapassou o desenvolvimento do mercado, o que resultou em quedas significativas nos preços dos módulos em 2023 devido ao enorme excesso de oferta. Com o desenvolvimento dos mercados mais lento do que o necessário, o excesso de capacidade na indústria causará danos significativos a muitos intervenientes e atrasará a implementação da tão necessária produção local.Aceitação social e capacidade da rede: duas preocupações crescentes

À medida que aumentam os volumes fotovoltaicos, a capacidade da rede torna-se uma preocupação em alguns países. Embora algumas nações respondam com investimentos substanciais em infra-estruturas de transmissão, outros estão a utilizar restrições e outras medidas a nível de distribuição. Isto surge em paralelo com uma maior aceitação social, principalmente relacionada com sistemas centralizados, questões que estão a atrasar a implementação da energia fotovoltaica em vários países importantes.

Conclusão: Moldando o Futuro Juntos

O Relatório de Tendências PVPS da IEA não só fornece informações valiosas sobre o estado atual da indústria fotovoltaica, mas também destaca os desafios e oportunidades que temos pela frente. Ao celebrarmos o marco simbólico de 1 TW de capacidade cumulativa, o desenvolvimento do mercado para atingir os objectivos das alterações climáticas necessita de mais apoio dos decisores políticos e das partes interessadas no sector da energia. Com uma disparidade maior entre o mercado e a produção, um período de preços mais baixos poderá acelerar o desenvolvimento da energia fotovoltaica, embora continuem a ser numerosos os desafios para garantir o desenvolvimento a longo prazo.

Este artigo faz parte de uma coluna mensal do programa PVPS da IEA. Foi contribuído pela Tarefa 1 do PVPS da IEA – Análise Estratégica de PV e Divulgação. Mais informações podem ser encontradas no novo relatório Tendências em aplicações fotovoltaicas 2023 da Tarefa 1.

Por Gaëtan Masson, Melodie de l’Epine e Bettina Sauer

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.