Startup australiana desenvolve sistema de energia independente de solar e hidrogênio

Boundary Power

Share

Da pv magazine Global

A Boundary Power, uma união entre a concessionária regional da Austrália Ocidental Horizon Power e a empresa de engenharia elétrica Ampcontrol, com sede em Victoria, lançou oficialmente um sistema de energia autônomo (SAPS) que usa energia solar e uma bateria de hidreto de hidrogênio verde para armazenar e gerar eletricidade quando necessário.

O gerente de desenvolvimento de negócios para energias renováveis da Ampcontrol, Adam Champion, disse que, embora o Hydrogen Integrated Stand-Alone Power System (HiSAP) ainda não esteja disponível comercialmente, ele foi criado para explorar fatores técnicos em design, integração e operação. “Usaremos esses aprendizados como insumo para nossos futuros produtos de energia renovável”, disse ele.

O primeiro dos HiSAPS, desenvolvido em conjunto com a Lavo, especialista em sistemas de armazenamento de energia de hidrogênio, com sede em Sydney, e a fabricante de inversores Selectronic Australia, com sede em Melbourne, foi instalado na fábrica de LED da Ampcontrol em Ringwood, em Victoria.

O gerente geral da Boundary Power, Simon Duggan, disse que o sistema usa o Solar Qube da empresa, uma combinação integrada e dobrável de solar, bateria e gerador. No entanto, o gerador a diesel tradicional foi trocado por um sistema de energia de hidrogênio autônomo desenvolvido pela Lavo.

“Por meio da colaboração com a Lavo e a Selectronic, conseguimos chegar a uma solução projetada de forma única que abre caminho para o que podemos fazer no futuro com sistemas autônomos de geração de energia renovável”, disse Duggan. “Isso nos permite demonstrar as capacidades desta  unidade Solar Qube sendo alimentada por um eletrolisador de hidrogênio e sistema de armazenamento, em vez de usar seu gerador à diesel tradicional. Este é um momento muito, muito, muito emocionante.”

A unidade de demonstração inclui dois sistemas. O SAPS autônomo é composto por uma matriz solar montada em rack de 4 kWp, um sistema de armazenamento de energia de bateria de 16 kWh e um inversor de 7,5 kW. Isso é acoplado a um sistema de armazenamento de energia de hidrogênio de hidreto metálico (HESS) de 20 kWh com um painel solar adicional de 6 kWp (parte de um conjunto de telhado nas instalações de Ringwood) e 5 kWh de armazenamento de bateria. O HESS também incorpora seu próprio eletrolisador de 2,3 kW e célula de combustível de 3 kW para garantir que todo o hidrogênio usado seja criado de forma renovável no local.

“Uma das coisas únicas sobre a unidade HiSAPS em comparação com os sistemas de energia autônomos padrão é que ela gera seu próprio combustível internamente”, disse o engenheiro de pesquisa da Ampcontrol, Thomas Steigler. “É gerar hidrogênio e armazenar isso dentro da unidade.”

Todo o sistema, incluindo equipamentos de comunicação para integração em sistemas de medição e relatórios, está contido dentro de um gabinete à prova de intempéries.

A unidade de demonstração recém-revelada fornecerá energia solar para as instalações de Ringwood da Ampcontrol durante o dia para atender à demanda diurna de energia. O excesso de energia será usado para carregar o sistema de armazenamento de energia da bateria (BESS) e, em seguida, o HESS. O BESS será descarregado para atender à demanda de energia à noite e durante os períodos de pico. O HESS atenderá às lacunas de demanda de energia onde a energia solar e BESS não estão disponíveis.

O projeto foi parcialmente financiado pelo Departamento de Energia, Meio Ambiente e Ação Climática (DEECA) Victoria como parte do Fundo de Vias de Comercialização de Hidrogênio Renovável do governo estadual.

Duggan disse que o projeto ofereceu uma visão sobre a tecnologia necessária para construir sistemas de hidrogênio para armazenar e fornecer eletricidade e a planta de demonstração fornecerá informações cruciais sobre os aspectos técnicos, regulatórios e de segurança da integração de sistemas de hidrogênio em um sistema de energia autônomo.

“O financiamento nos permitiu colaborar com especialistas na área para projetar uma solução inovadora para demonstrar a aplicação no mundo real, abrindo caminho para a comercialização futura do HiSAPS”, disse ele.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...