Portugal concede 5 GW de licenças de conexão à rede, principalmente para solar

Share

Da pv magazine Global

O Ministério do Ambiente português aprovou um novo conjunto de projetos de energia solar para ligação à rede, em colaboração com os operadores de rede REN e E-Redes. É a primeira vez desde junho de 2019 que o governo português garante a integração de nova capacidade fotovoltaica na rede elétrica.

No total, o ministério concedeu licenças de conexão à rede para 5 GW de projetos futuros para conectar à rede de alta tensão, juntamente com 1 GW para conexão a E-Redes operando em níveis de tensão mais baixos.

Esses projetos consistem em grande parte em instalações solares centralizadas, muitos incorporando sistemas de armazenamento de bateria. As licenças concedidas estão condicionadas ao compromisso dos promotores de suportar os custos de reforço das infraestruturas elétricas, evitando assim qualquer impacto negativo nas tarifas reguladas do sistema elétrico nacional.

Espera-se que todos os projetos selecionados se tornem operacionais até 2030.

Desenvolvedores proeminentes escolhidos para esses projetos incluem Iberdrola, EDPR, Hyperion, SolCarport, Neoen, Nenuphar Frontier e Smartenergy. Entre eles, Fermsolar está realizando o maior projeto com uma capacidade de 480 MW.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.