Geração própria de energia elétrica atinge 23 GW e impulsiona investimentos no setor

Share

Em julho, o Brasil alcançou a marca de 23 GW de capacidade em geração própria de energia elétrica, também chamada de geração distribuída (GD). O resultado é puxado principalmente pela energia solar, com mais de 98% do total em GD, mas também conta com eólica, biomassa e outras.

O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim, avalia que o ano  de 2023 tem sido extremamente positivo para o segmento. Até o momento, já foram acrescidos mais de 4 GW de potência ao sistema e a GD deve adicionar pelo menos mais 3 GW até o final do ano, totalizando ao menos 26 GW.

Atualmente, o país conta mais de 3 milhões de unidades consumidoras (UC’s) que utilizam a geração própria de energia. Cada UC representa a casa de uma família, um estabelecimento comercial ou outro imóvel abastecido por micro ou mini usinas, todas elas utilizando fontes renováveis.

“É excelente ver a geração distribuída crescendo cada vez mais no Brasil. O momento é de grandes oportunidades no que diz respeito a qualidade dos sistemas e capacitação de profissionais que queiram trabalhar no setor”, afirma Chrispim. “Esses 23 GW ilustram o compromisso do consumidor com a transição energética e o desenvolvimento sustentável, e quem sai ganhando é o meio ambiente”, completa.

Para os consumidores, a GD se tornou uma alternativa para garantir previsibilidade e baixar custos. Em relação ao sistema elétrico nacional, a geração própria de energia reduz custos de transmissão e distribuição, além de contribuir para a segurança do sistema a partir de fontes renováveis.

A ABGD conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...