Transição energética na pauta do Ministério de Minas e Energia

Share

Com o Plano Nacional de Transição Energética previsto para ser debatido pelo CNPE ainda em julho, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira  esteve ontem (17/07) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para conversarem sobre o tema.

“Ministro Haddad tem sido muito sensível a essa questão da sustentabilidade, tem nos ajudado a liderar um processo de transição ecológica e transição energética no país, junto com a ministra Marina, fundamentais nesse momento em que o mundo debate com tanto vigor essa questão da segurança energética”, disse Silveira. “Claro, com a transversalidade de descarbonizar o planeta. O Brasil, sem dúvida nenhuma será o grande protagonista da transição energética do planeta”, completou.

Durante a última semana o ministro recebeu também representantes internacionais, dos setores governamental e empresarial, para conversas e acordos sobre a pauta. Estiveram com ele o vice-ministro Parlamentar da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Satomi Ryuji, e representantes da empresa chinesa State Grid, uma das maiores no mercado global de energia.

Os encontros diplomáticos com as duas potências acontecem em um cenário político favorável para o reestabelecimento das relações internacionais e acordos e parcerias comerciais com o objetivo da sustentabilidade. O Japão, além de ser a terceira maior economia do mundo é também o 12º maior investidor direto no Brasil e o 4º dentre os países asiáticos.

A reunião do MME com o Comitê Conjunto Brasil-Japão sobre Promoção do Comércio, Investimentos e Cooperação Industrial abordou a ampliação da cooperação entre as áreas técnicas dos dois países para o desenvolvimento de projetos bem como a produção e armazenamento do hidrogênio verde para a transição energética.

“Nós temos grandes empresas japonesas que são investidoras no Brasil em diversas áreas. Vamos fortalecer cada vez mais estes laços, buscando vantagens para os dois países”, afirmou o ministro.

Da mesma forma, o encontro com a chinesa State Grid, uma das maiores empresas do mundo com investimentos em energia, teve como tema a possibilidade de investimentos no Brasil para a transição energética.

A State Grid Corporation of China possui no Brasil a State Grid Brazil Holding e, desde 2010, já investiu mais de R$ 28 bilhões no país em energia mais limpa, segura, econômica e sustentável.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...