SolarEdge lança ecossistema de energia residencial com otimização de captação solar

Share

A SolarEdge Technologies, lançou no Brasil o SolarEdge Home, um portfólio de produtos de gerenciamento de energia para residências. Composto pelos inversores Home Hub e Home Wave, otimizador de potência, bateria, interface de backup e sistema operacional inteligente, a solução permite aos proprietários de casas aumentar a economia e a suficiência de energia por meio da otimização da produção, consumo e armazenamento da energia solar.

“Uma das principais razões para o uso da energia solar nas casas é a redução dos custos com eletricidade, que pode chegar a uma queda de 90% nas contas de luz”, afirma o country manager da SolarEdge no Brasil, Juliano Pereira.  Ele acrescenta que o gerenciamento inteligente de energia é fundamental para administrar os crescentes custos de eletricidade. “Soluções inovadoras que podem sincronizar múltiplas fontes de energia, cargas de consumo e armazenamento de bateria são cruciais para se ter independência e sustentabilidade no futuro”, diz.

Projetado para captar mais energia solar com a tecnologia dos otimizadores de potência (Corrente Contínua Acoplada), a solução armazena mais energia na bateria para alimentar a casa e fornece backup durante interrupções. Administrado por um simples app chamado mySolarEdge, os proprietários residenciais podem gerenciar e rastrear o uso de energia solar, a economia de energia e a redução de emissões de carbono em suas casas.

Disponível em aplicações monofásicas, a Bateria do SolarEdge Home de potência 5 kW e energia útil de 9.7kWh pode ser conectada com até três baterias por inversor, entregando uma energia de até 29.1kWh para a residência, além de permitir o sincronismo com os inversores SolarEdge adicionais e outros dispositivos residenciais inteligentes do ecossistema.

O design da bateria conectada em conjunto com os módulos fotovoltaicos (Acoplado CC) requer uma conversão de energia no processo de armazenamento e utilização, e o oversizing de até 200% reduz perdas por clipping, afirma a empresa, aumentando a eficiência do sistema, em comparação com a tecnologia de microinvesor, que requer três conversões pois a bateria é acoplada em Corrente Alternada (CA) e não permite reduzir as perdas por clipping.

A empresa atua com dois tipos de soluções compatíveis com baterias, sendo o Home Wave para aplicações para aprimoramento de autoconsumo e o Home Hub para aplicação com foco em backup.

Para os instaladores, o portfólio SolarEdge Home é projetado para simplificar a instalação desde seu design até o comissionamento, além de permitir a redução no tempo de instalação graças à conectividade sem fio plug-and-play.

O ecossistema SolarEdge Home permite aos proprietários residenciais adicionar futuros equipamentos e outros recursos já que suas necessidades evoluem e mudam.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.