Comissão Especial do Senado visita Hub de Hidrogênio Verde do Ceará

Share

O Governo do Estado do Ceará busca atrair investimentos no valor de R$8 bilhões para viabilizar o Hub do Hidrogênio Verde (H2V). O projeto foi apresentado nessa segunda-feira (26) à Comissão Especial do Senado. Nele, foram abordados o potencial de produção de H2V além de 30 memorandos e protocolos de intenções que visam possibilitar o entendimento entre o estado e empresas privadas na exploração do combustível. De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), essa é uma possibilidade histórica para promover a mudança da matriz energética e elevar o desenvolvimento econômico do estado.

O presidente da Comissão Especial do Senado, o senador Cid Gomes (PDT-CE), afirmou ser fundamental criar as condições jurídicas necessárias para fazer com que o Ceará seja a casa do hidrogênio verde no Brasil. Segundo ele, “é um tema novo no mundo inteiro e defendo que nossa legislação seja sintonizada com todos os interesses que envolvem a cadeia”.

O Ceará se destaca pelo potencial de abastecimento nacional e apoio à iniciativas de investimento em energias renováveis tais como solar, eólica e agora H2V. Projeções apontam que só em energia solar o estado seria capaz de fornecer 3 vezes a demanda energética do Brasil. Além disso, é o maior gerador de energia eólica e agora, ganha visibilidade também na produção de Hidrogênio Verde. “Estamos entre os melhores do mundo quando tratamos de Hidrogênio Verde, pois podemos produzir em grande quantidade e com um preço competitivo no mercado”, apontou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, que movimenta mais de 17 milhões de toneladas de H2V por ano e gera 80 mil empregos diretos.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, destacou ainda que um dos principais diferenciais do projeto cearense é a capacitação profissional que envolverá cerca de 10 mil pessoas em toda a cadeia produtiva.

Um estudo realizado pela Cognitio Consultoria identificou que aproximadamente 50% do valor dos equipamentos e insumos que compõem a planta de hidrogênio verde podem ser produzidos pela indústria nacional. No Ceará, há oportunidades para as pequenas e médias empresas, especialmente nos setores em que já existem competências no estado: produtos de metalurgia, insumos químicos, materiais elétricos e serviços.

Os investimentos do Governo do Estado do Ceará em H2V têm sido constantes. Recentemente, o estado celebrou acordo com os Países Baixos para formação de um “corredor de hidrogênio verde” entre o Porto de Pacém e o Porto de Roterdã.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...