Baterias de veículos elétricos reutilizam silício de painéis solares em fim de vida útil

Share

Da pv magazine Global

Um grupo de empresas e entidades de pesquisa belgas está atualmente tentando reutilizar o silício de painéis solares em fim de vida para a produção de materiais compostos de silício-ânodo de carbono para baterias de íon-lítio.

O projeto Resiliex, financiado pela União Europeia, visa demonstrar oito soluções tecnológicas inovadoras para a produção de silício livre de carbono. Dois grupos de pesquisa, incluindo cientistas da Universidade de Liege, estão envolvidos. Uma equipe, a Greenmat, se concentra na reciclagem de silício de módulos solares para baterias de íon-lítio. A segunda equipe, conhecida como Gemme, desenvolve tecnologias para recuperar silício e prata de painéis em fim de vida.

O pó de Si/C derivado do silício reciclado tem o potencial de melhorar o desempenho e a capacidade de carga de baterias de alta energia, permitindo que os veículos elétricos percorram distâncias maiores com uma única carga. Os pesquisadores também destacam a adequação das baterias para armazenamento estacionário de energia.

Além do Recma Group e do Comet Group, que participam do projeto, os pesquisadores da Ghent University avaliam o impacto ambiental de novas soluções de silício e exploram métodos de reciclagem para reduzir o impacto ambiental da mineração e da manufatura.

O projeto Resilex, lançado em 2022 com financiamento da HorizonEurope, inclui a associação fotovoltaica europeia SolarPower Europe.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.