Armazenando energias renováveis com sais de hidróxido fundido

Share

Da pv magazine Global

A Hyme Energy, subsidiária da Seaborg Technologies da Dinamarca, fechou parceria com a Semco Maritime para construir um demonstrador de armazenamento de energia térmica de sal fundido na usina de aquecimento de Gjesing Varmeværk, que pertence à concessionária regional Din Forsyning, no porto dinamarquês de Esbjerg.

“A usina de demonstração MOSS é a primeira usina de armazenamento de energia já construída com sais de hidróxido fundido. Ele consistirá em uma unidade de armazenamento de 1,6 MWh, que estabelecerá as bases para futuras instalações na faixa de GWh”, disse Emil Løvschall-Jensen, CEO da Hyme Energy, à pv magazine.

Ele disse que o objetivo da planta é exibir e testar a tecnologia de armazenamento de hidróxido fundido da empresa em um ambiente prático.

“A planta será testada para provar nossa integração de componentes, validar nosso projeto de sistema, obter informações sobre os materiais e componentes mais ideais e demonstrar operação e controle do sistema”, disse ele.

Portanto, a planta de demonstração será usada apenas para produzir calor. No entanto, não faz parte do escopo do projeto fornecer calor ao sistema de aquecimento urbano em Esbjerg, explicou a empresa.

A tecnologia de armazenamento de energia da Hyme armazena eletricidade de fontes renováveis em sal de hidróxido fundido a 700 °C por até duas semanas. Ele é baseado em um projeto de armazenamento de dois tanques desenvolvido para usinas de energia solar concentrada (CSP) e na tecnologia proprietária de controle de corrosão de sal de hidróxido da Hyme.

Para o Projeto MOSS, a engenharia deverá ser concluída no segundo trimestre de 2023, com a fase de instalação subsequente terminando no quarto trimestre. Hyme recebeu apoio da Agência Dinamarquesa de Energia para construir a planta piloto.

“O sistema de armazenamento em Esbjerg será conectado à rede regular e não diretamente conectado a fontes renováveis. Ao carregar o excesso de eletricidade (quando o preço é baixo) no sistema de armazenamento, a eletricidade virá principalmente de fontes renováveis”, disse Løvschall-Jense.

Isso é possível porque a área de Esbjerg é conhecida como um local geográfico favorável para a energia eólica, com grandes projetos offshore já em operação.

“Amadurecemos o projeto MOSS no ano passado e logo estaremos prontos para iniciar a fase de construção com a Semco Maritime”, concluiu o CEO.

Além do contrato do Projeto MOSS, os parceiros concordaram em explorar oportunidades para colaborar nos futuros projetos maiores da Hyme, onde sua solução de armazenamento de energia térmica de longa duração permitirá que concessionárias e indústrias descarbonizem a geração de calor e energia.

Como funciona

Ao carregar a eletricidade a partir de fontes renováveis, ela é convertida em calor por meio de aquecedores elétricos. O sal do tanque frio é circulado pelos aquecedores e aquecido de 350 °C a 700 °C, depois armazenado no tanque quente.

No momento da descarga, o sal do tanque quente circula para o gerador de vapor, onde a energia é transferida para a água, gerando vapor em alta temperatura. O vapor pode ser usado diretamente em um processo industrial ou usado para alimentar uma turbina e produzir eletricidade e aquecimento urbano. Depois disso, o sal resfriado é bombeado de volta para o tanque frio até o próximo ciclo de carregamento.

A tecnologia de armazenamento da Hyme é escalável e uma instalação de 1 GWh com hidróxidos de sódio deve ser capaz de produzir energia e calor para cerca de 100.000 residências por 10 horas de descarga, disse a empresa.

Como o hidróxido de sódio pode ser produzido a baixo custo a partir da água do mar como subproduto da produção de cloro, a empresa calcula que isso seja seis vezes mais barato do que os sais padrão usados para armazenamento.

Ilha Bornholm

A Hyme, fundada em 2021, está trabalhando em outro demonstrador na ilha dinamarquesa de Bornholm. A instalação de armazenamento de sal fundido de 10-15 MWh da empresa fará parte de um sistema de armazenamento híbrido escalável que também contará com um sistema de armazenamento volante fornecido pela QuinteQ Energy e baterias recicladas de íons de lítio fornecidas pela PLS Energy Systems.

O projeto Bornholm apelidado de 2LiPP visa fornecer informações sobre possíveis caminhos de reaproveitamento para usinas combinadas de calor e energia (CHP). Ele fornecerá calor, energia e serviços auxiliares à rede local.

6 GWh no Vietnã

Em novembro de 2022, a empresa dinamarquesa assinou um acordo de cooperação com a Power Engineering Consulting Joint Stock Company 2 (PECC2) para desenvolver e construir pelo menos 2 GWh até 2030 e pelo menos 6 GWh até 2035 de projetos de armazenamento de energia térmica no Vietnã.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...