Começa a construção de ciclovia solar na Holanda

Share

Da pv magazine Global

A província holandesa de North Brabant anunciou o início da construção de uma ciclovia solar de 500 metros de comprimento ao longo da estrada provincial N285, perto de Wagenberg.

O sistema fotovoltaico será integrado à camada superior de asfalto e consistirá em 600 painéis solares de tipo não especificado. “Este projeto visa principalmente ganhar mais experiência com a implantação de células solares em ciclovias”, disse o governo provincial, observando que dois sistemas semelhantes já foram implantados ao longo da estrada N395 perto de Oirschot e ao longo da estrada N324 perto de Grave, também em North Brabant.

Durante um período de 5 anos, os especialistas do governo provincial avaliarão, em particular, a resistência dos módulos solares ao estresse mecânico aplicado pela presença de pedestres e ciclistas, os custos de sua manutenção e o rendimento energético do sistema fotovoltaico.

Estradas solares na Holanda não são um conceito propriamente novo. Uma ciclovia perto de Amsterdã foi equipada com painéis solares em 2016 e outra foi construída em 2020 na província de Utrecht. A viabilidade das estradas solares, no entanto, permanece controversa.

O governo provincial disse que a construção da ciclovia solar em Wagenberg faz parte de um projeto maior chamado “Zon op Infra”, um plano do governo holandês para testar a viabilidade da produção de energia solar na infraestrutura rodoviária. O plano inclui a implantação de instalações solares ao longo de rodovias e em barreiras acústicas.

As autoridades holandesas estão lutando para identificar superfícies nas quais implantar usinas fotovoltaicas de grande escala devido à escassez de terra. Nos últimos anos, institutos de pesquisa e empresas privadas tentaram provar a viabilidade de projetos solares em terras não agrícolas, incluindo diques, telhados, superfícies de água onshore e offshore.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...