Piauí inaugura usina de 252 MW

Share

O Governo do Piauí inaugurou oficialmente o Complexo Solar de Caldeirão Grande 2 nesta terça-feira (18/04). A usina foi desenvolvida pela Ibitu Energia e tem uma capacidade instalada de 252 MW. Está localizada no município de Caldeirão Grande, a 869 km ao sudeste de Teresina.

O complexo está operando com 100% da sua capacidade comercial desde fevereiro. Contou com um investimento de cerca de R$ 816 milhões, sendo R$ 429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), de acordo com nota do governo piauiense. A instalação solar gera energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil casas brasileiras.

A construção do parque fotovoltaico empregou 960 pessoas, sendo que 70% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Além disso, uma das etapas de pré-montagem dos seguidores contou com 100% de mão de obra feminina, por meio da contratação de mulheres da região. Os serviços vão desde a lavagem dos módulos solares até a limpeza da vegetação, o governo do Piauí disse em nota.

“Ficamos muito felizes que em Caldeirão Grande sediamos dois grandes empreendimentos: este parque solar, que está sendo inaugurado, e também o parque eólico, que já existia,” disse o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves. “Isso traz inúmeros benefícios para a região, não só para a cidade, mas para os municípios circunvizinhos”, afirmou.

A usina de geração centralizada é o segundo empreendimento renovável da Ibitu no Piauí, sendo o primeiro um parque eólico de 189 MW.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...