Usina fotovoltaica no telhado do estádio olímpico do Pará entra em construção

Share

A empresa baiana SDB Energia Solar iniciou a construção de uma usina fotovoltaica no telhado do Mangueirão, o icônico estádio olímpico do Pará, situado na cidade de Belém (PA).

O projeto foi anunciado em maio de 2021 e terá uma potência total instalada de 1.142,96 kWp. Contará com 2.512 painéis fotovoltaicos de 455 W, 10 inversores de 110 kW e 80 stringboxes. A SDB Energia estima que a usina terá uma geração de 133.000 kWh/mês, reduzindo a emissão de dióxido de carbono em 200 toneladas por ano.  A redução do impacto ambiental gerado pela usina é o equivalente ao plantio de 25 mil árvores ao longo de 25 anos, de acordo com a SDB Energia.

Segundo o CEO da SDB Energia, Lucas Macedo, o maior desafio deste projeto é unir o velho ao novo. “Teremos o desafio de aproveitar a cobertura original do estádio para a produção de energia fotovoltaica, sem no entanto afetar sua arquitetura característica que é parte própria da identidade do Mangueirão”, disse em um poste de LinkedIn.

A modernização do Mangueirão também inclui um sistema de coleta de água da chuva. Para além disso, terá usina de esgoto e tratamento de fluentes e toda água utilizada será tratada e devolvida ao meio ambiente, o que vai possibilitar que o estádio garanta certificados de sustentabilidade. “Em função disso, o complexo passa a ser referência não somente como palco esportivo, mas também como exemplo de arena que contempla iniciativas que preservam o meio ambiente,” o governo do Pará disse em nota.

O novo Mangueirão foi entregue à população paraense no dia 9 de abril, redobrando o seu estatuto como maior palco de futebol da região Norte. O estádio, que começou a ser edificado em 1973 e abriu as portas pela primeira vez há mais de 40 anos, teve que se adequar a exigências de segurança, novos padrões estabelecidos pela Fifa e modernizações tecnológicas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...