UFMT instala seis usinas solares em Sinop

Share

A Universidade Federal de Mato Grosso concluiu a instalação de seis usinas de energia fotovoltaica no campus de Sinop (MT), cada uma com quase 70 painéis solares e expectativa de geração de aproximadamente 3.700 kWh/mês.

“As equipes técnicas da UFMT, com o apoio da Reitoria, trabalharam na perspectiva de viabilizar investimentos em ações que diminuíssem as contas a médio e longo prazo. O investimento em energia fotovoltaica foi o carro chefe, e terminadas as instalações, colheremos os frutos por mais de 20 anos”, disse o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Adriano Aparecido de Oliveira.

Além destas, outras 11 usinas ainda serão construídas, totalizando um investimento de aproximadamente R$1,7 milhão.

“Atualmente toda nossa energia vem de fora, então a instalação destas usinas representará uma economia significativa na conta de energia elétrica do Campus, e esses recursos poderão ser utilizados na forma de outros investimentos e melhorias no local.Com isso, esperamos gerar com as usinas cerca de 40% do total do que é atualmente consumido no campus, o que representaria uma economia semelhante nas contas”, disse o prefeito em exercício do Campus, Alexsandro de Oliveira Fama.

Além das usinas, Sinop também realizou a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de led e a troca de equipamentos eletrônicos antigos por modelos mais novos e mais eficientes. A UFMT foi contemplada em edital de eficiência energética da Energisa.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.