Raízen amplia capacidade de geração distribuída em Minas Gerais

Share

A Raízen aumentará 72,3% da sua capacidade renovável em Minas Gerais até abril de 2023. A empresa, até novembro, detinha aproximadamente 10 MW em geração distribuída solar no estado. E acaba de conectar uma nova usina na cidade de Vazante, adicionando mais 2 MW. Nos próximos dois meses, a companhia conectará mais duas usinas em Varjão de Minas e instalará mais 4,88 MW, atingindo uma potência de 17,23 MW.

Outras usinas da companhia no estado, localizadas nos municípios de Capitão Enéas e Bocaiúva, atendem mais de 400 unidades consumidoras na região, incluindo grandes empresas nacionais, como redes de academias, varejo de moda, entre outras.

“Um dos maiores diferenciais da Raízen na área de energia é que ela é uma das únicas empresas que tem oferta em mais de uma região, com usinas com espaço para entrada de clientes de imediato e plantas em construção que serão conectadas em 2023. Além disso, nossa solução oferece a maior economia de Minas Gerais, se compararmos com outras empresas do estado. Nossos projetos de GD geram a partir de 20% de economia nas tarifas, podendo chegar a 36% quando estamos em bandeira de escassez hídrica, tudo isso sem nenhuma fidelidade”, comenta Frederico Saliba, VP de Energia e Renováveis da Raízen.

Além de soluções de geração distribuída, a Raízen oferece serviços como migração para o mercado livre de energia, comercialização de certificados internacionais de energia renovável (I-RECs), estações de recarga para veículos elétricos (Shell Recharge e Tupinambá) e, por meio das empresas investidas junto com o Grupo Gera, que também atua no setor de energia, soluções domiciliares de energia solar (Holu), gestão de refrigeração (Diel) e eficiência energética para condomínios (Tyr).

A Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade. A empresa assumiu a meta de ter 80% do ebitda de negócios em fontes renováveis até 2030.

Minas Gerais é o estado líder em geração distribuída no Brasil, mas São Paulo vem estreitando a diferença no volume de instalações.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.