32 GW em pedidos de conexão de GD 

Share

Em três meses, 31 associados da Abradee, associação que representa as empresas de distribuição de energia, receberam 460 mil pedidos de conexão de microgeração distribuída (usinas com até 75 kW) e 26,5 mil pedidos de minigeração (com mais de 75 kW até 5 MW).  

São 32 GW em pedidos de conexão – mais do que a adição projetada pela EPE para os próximos dez anos, destacou o diretor de Assuntos Regulatórios da Abradee, Ricardo Brandão, em sua sustentação oral na reunião da diretoria da Aneel de terça-feira sobre a regulação da lei 14.300.

Em outubro de 2022, eram pouco mais de 5 GW em pedidos recebidos pelas distribuidoras. 

Fonte: Abradee

Brandão defendeu que a explosão de pedidos de conexão – ou orçamento de conexão – não é para garantir um direito, mas para evitar os efeitos da lei 14.300. Ele contestou o uso do termo “direito adquirido” para referir-se ao enquadramento nas regras de compensação de créditos de energia sem a cobrança da TUSD. 

Os consumidores que solicitaram orçamento de conexão até o dia 07/01/2023 garantem até 2045 o enquadramento no primeiro regime de compensação de créditos de energia, mais vantajoso. Os prazos são de 120 dias para unidades com microgeração (até 75 kW); 12 meses para unidades com minigeração solar (mais de 75 kW), inclusive com armazenamento, e de 30 meses para unidades com minigeração das demais fontes.  

Até 2045, o não pagamento da TUSD pelos consumidores com geração distribuída com “direito adquirido” custaria R$ 218 bilhões. Esse custo é pago pela CDE, com a conta sendo rateada na tarifa entre todos os consumidores. Se todos os pedidos de conexão recebidos até 07/01 forem conectados no prazo, esse custo mais que dobraria para R$ 488 bilhões – no período de 2023 a 2045.

“Não pedimos para alterar a lei, o que trazemos para a Aneel é uma reflexão, com a missão de regular olhando para todas as partes. Não são só GD e distribuidoras, são também os consumidores e a sociedade como um todo que arcam com esses subsídios e com o investimento que vai ser necessária em distribuição. Eólica e solar são compradas em leilão por um terço do custo da energia da geração distribuída. Nossa reflexão é essa que olhar seja de equilíbrio olhando o interesse da sociedade como um todo”, concluiu Brandão.  

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.