Assembleia Legislativa de Mato Grosso pede suspensão de prorrogação da concessão da Energisa

Share

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu não aceitar o pedido de medida cautelar apresentado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) que buscava suspender a prorrogação do contrato de concessão de distribuição da Energisa Mato Grosso.

O pedido foi considerado prejudicado porque o processo de renovação da concessão já havia sido deliberado internamente pela agência em 9 de dezembro de 2025. Com isso, o objeto da medida cautelar foi perdido, já que a decisão administrativa sobre a prorrogação do contrato já estava concluída.

A solicitação da Assembleia Legislativa tinha como base apontamentos feitos por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no âmbito do Legislativo estadual. A CPI analisou a prestação de serviços da Energisa Mato Grosso e indicou a necessidade de adequações, defendendo que a prorrogação da concessão fosse suspensa até que essas questões fossem avaliadas pela agência reguladora.

Ao deliberar sobre o tema, a Aneel concluiu que não caberia o conhecimento do pedido cautelar, justamente pela perda de objeto. Apesar disso, a diretoria decidiu encaminhar o processo ao Ministério de Minas e Energia (MME), para conhecimento, avaliação e eventuais providências que o ministério considere necessárias.

Com a decisão, a Aneel transfere ao MME a apreciação do caso no contexto mais amplo da política de concessões e da relação contratual com a distribuidora no estado de Mato Grosso.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

GoodWe projeta faturamento maior com baterias do que com geração fotovoltaica em 2026
03 fevereiro 2026 De acordo com a fabricante chinesa, o país deve adicionar 650 MWh em baterias este ano com avanço dos inversores híbridos, uso das baterias para backu...