Ministro de Minas e Energia discute armazenamento de energia e minerais críticos com CATL

Share

Em agenda oficial na China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou, na quarta-feira (21/1), de reunião com executivos do grupo CATL. Durante a reunião, o ministro apresentou as diretrizes gerais do leilão de baterias, previsto para abril de 2026, com início de suprimento em agosto de 2028. A concorrência será voltada exclusivamente a novos sistemas de armazenamento, com contratos de potência de reserva com duração de dez anos, baseados na disponibilidade de potência em megawatts (MW).

Na segunda-feira (19/1), o ministro já havia realizado uma visita institucional ao Grupo SANY, para discutir investimentos em um hub industrial no Brasil com foco em construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento de energia elétrica. Silveira também teve uma reunião com o grupo DiDi Global, controladora da 99 no Brasil, para discutir investimentos em eletromobilidade no país.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sinais tarifários e arbitragem: o novo horizonte para a energia solar e o armazenamento no Brasil
22 janeiro 2026 A evolução do setor elétrico brasileiro tem deslocado o foco da simples expansão da oferta de energia para a gestão eficiente do tempo em que essa ene...