Neodent aposta em energia renovável com usina solar em Curitiba (PR)

Share

A Neodent, indústria de implantes dentários com unidade em Curitiba, no Paraná, tem ampliado o uso de energia renovável como parte de sua estratégia de sustentabilidade, combinando geração própria por energia solar e contratação de eletricidade de origem renovável no Mercado Livre de Energia.

A usina fotovoltaica instalada no local ocupa uma área de 2,2 mil m² de painéis solares e possui estimativa de geração média anual de 440 MWh. A energia produzida é injetada na rede da Copel, contribuindo para a compensação do consumo elétrico da companhia.

A Neodent também informa que o sistema já acumulou aproximadamente 700 MWh entre 2024 e 2025, o que representa uma média anual de 350 MWh no período.

Além da autoprodução, a empresa vem atuando no Mercado Livre de Energia desde 2019, abastecendo suas operações com energia de origem renovável contratada de fontes como PCHs, biomassa, eólica e solar, além de compra de certificados que garantem a rastreabilidade de que a energia consumida foi gerada por fontes renováveis. A estratégia, de acordo com a companhia, integra um conjunto de iniciativas para reduzir impactos ambientais e avançar na gestão de emissões.

“A sustentabilidade, para nós, não é um projeto pontual, mas um direcionador de decisões. Ao integrar energia limpa à operação, conseguimos ganhar eficiência, reduzir riscos e preparar a empresa para um cenário industrial cada vez mais exigente em termos ambientais e regulatórios”, reforça a Diretora de Sustentabilidade da Neodent, Raphaela Borba.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Complexo Fotovoltaico Babilônia Sul, de 100 MW, entra em operação
21 janeiro 2026 Empreendimento da Casa dos Ventos é associado a complexo eólico de 360 MW e recebeu investimentos de R$ 485 milhões.