A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, por meio do Projeto São José, inaugurou uma usina solar na Associação de Produtores Luiz Fernandes da Costa, localizada na zona rural de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, para reduzir em até 90% os custos com energia elétrica para 17 famílias de agricultores familiares — uma economia que pode chegar a mais de R$ 9 mil por mês.
Com investimento total de R$ 726 mil, a usina é equipada com 116 painéis fotovoltaicos capazes de gerar cerca de 10.000 kWh mensais, energia que será utilizada para garantir o funcionamento de sistemas de irrigação e outras demandas produtivas, sobretudo na fruticultura irrigada, com destaque para a produção de banana, que representa mais de 90% da produção local.
O projeto representa a segunda entrega de usina solar dentro da atual fase do Projeto São José — a primeira foi inaugurada em novembro de 2025, em Quixeramobim — e reforça o compromisso do Governo do Ceará com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e à introdução de tecnologias renováveis nas comunidades do interior.
Além da redução direta nos custos de eletricidade, a iniciativa inclui ações de capacitação para jovens da região e deve fortalecer a competitividade dos produtos agrícolas no mercado, ao permitir que os recursos antes destinados à energia sejam aplicados em outras áreas da produção.
Autoridades municipais, representantes da Ematerce, da SDA, do Instituto Flor do Pequi, da empresa que executou o projeto e lideranças da associação participaram da inauguração, destacando o impacto social e econômico da usina para a comunidade rural.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.