Complexo Fotovoltaico Babilônia Sul, de 100 MW, entra em operação

Share

O Complexo Fotovoltaico Babilônia Sul, localizado no município de Várzea Nova, na Bahia, entrou em operação comercial na última sexta-feira (16/01). Integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o empreendimento é formado por 96 unidades geradoras, distribuídas entre as usinas Fótons de São Claus 1 e 2. O investimento é estimado em R$ 485 milhões.

Juntas, elas somam 100 MW de capacidade instalada, com cada usina composta por 48 unidades geradoras de aproximadamente 1,04 MW cada. A garantia física do conjunto é de 27,40 MW médios, volume suficiente para atender milhares de residências.

A conexão do empreendimento à rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorre por meio da Subestação SE 230 kV Ourolândia II.

O empreendimento fotovoltaico é associado ao complexo eólico Babilônia Sul, de 360 MW, com o qual compartilha o contrato de uso do sistema de transmissão. O projeto conta com seguidores solares fornecidos pela Nextracker, que também fornecerá equipamentos para outros três complexos solares da Casa dos Ventos em construção.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Auren Energia investe R$ 255 milhões e inaugura o primeiro parque híbrido fotovoltaico
Aneel determina suspensão do ressarcimento por cortes de geração para solares e eólicas por 90 dias
20 janeiro 2026 Decisão é resposta à um pedido do Ministério de Minas e Energia e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, com a justificativa de aguardar a...