Implantação de baterias residenciais cresce na Austrália

Share

Do portal ESS News

Os últimos números da consultoria SunWiz mostram que 1.203 MWh de capacidade de armazenamento de energia em baterias atrás do medidor foram registradas pelo Esquema de Energia Renovável em Pequena Escala (SRES) em dezembro de 2025 – ultrapassando a barreira de 1 GWh pelo segundo mês consecutivo.

O mercado nacional cresceu 19% em dezembro de 2025, desacelerando em relação ao crescimento de 42% do mês anterior, quando foram registrados 1.024 MWh de nova capacidade. Apesar da desaceleração, o diretor-executivo da SunWiz, Warwick Johnston, disse que o mercado continuou apresentando uma tendência consistente de alta.

“Desde a introdução dos STCs para baterias, os volumes aumentaram consistentemente mês após mês, sem nenhum platô atingido até o momento”, disse ele.

Além de instalar mais baterias, elas também continuam aumentando de capacidade, com o tamanho médio nacional do sistema crescendo para 32,86 kWh, acima dos 32,74 kWh em novembro de 2025.

“A principal mudança no mercado é a transição para baterias maiores”, disse Johnston. “O volume de baterias menores diminuiu à medida que as pessoas buscavam aproveitar o subsídio substancial para baterias maiores enquanto ele permanecia em uso.”

O esquema de subsídio de baterias do governo federal provou ser um grande sucesso, com dados mostrando que, de 1º de julho a 31 de dezembro de 2025, os australianos instalaram 184.672 baterias domésticas com um total combinado de 4,27 GWh de capacidade de armazenamento sob a iniciativa.

O sucesso do programa levou o governo a introduzir mudanças no mês passado, incluindo a redução de descontos para sistemas maiores, em meio a preocupações de que o orçamento fosse esgotado muito antes da data prevista de vencimento em 2030.

Sob o esquema, famílias elegíveis e pequenas empresas conseguiram garantir um desconto de 30% em uma bateria residencial quando instalada com solares novos ou existentes no telhado. Subsídios estavam disponíveis para baterias com capacidades entre 5 kWh e 100 kWh, com o desconto aplicado aos primeiros 50 kWh.

Segundo as mudanças anunciadas em dezembro, os primeiros 50 kWh de um sistema ainda seriam elegíveis para suporte, mas o desconto não seria tão generoso por kWh para baterias de médio e grande porte.

A partir de 1º de maio de 2026, sistemas de até 14 kWh receberão o desconto completo de 30% para cada kWh. O desconto então diminuirá para sistemas de 14 kWh para 28 kWh, e novamente para sistemas acima de 28 kWh.

Tamanhos populares de sistemas – volume por faixa nos últimos três meses.

Imagem: Sunwiz

Sistemas na faixa de 30 kWh a 100 kWh continuaram sendo os mais fortes em dezembro, liderados pelo segmento de 40 kWh a 50 kWh, que registrou crescimento de 61% mês a mês. Embora menor em volume total, o segmento de 50 kWh a 100 kWh mais que dobrou seu volume em comparação com o mês anterior.

Em contraste, todos os outros segmentos apresentaram quedas de volume, com o segmento residencial até 15 kWh apresentando a maior redução.

Todos os estados registraram crescimento, variando de 4% na Austrália Ocidental a 62% no Território do Norte. Os estados restantes apresentaram crescimento de dois dígitos entre 14% e 24%.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

O Ministério da Agricultura e Pecuária destinará R$ 3,5 milhões para solar na agricultura familiar
08 janeiro 2026 O objetivo é reduzir o gasto com energia, aumentar a qualidade de vida e os lucros com a produção.