Em meio à retração do mercado de geração solar no Brasil em 2025, a TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas fotovoltaicas e ativos de energia renovável, registrou um crescimento de 20% nos negócios este ano no país. Ao todo, a empresa comercializou cerca de 370 MWp em projetos para clientes corporativos no Brasil, incluindo sistemas fotovoltaicos em telhados, solo, carport (cobertura fotovoltaica de estacionamentos), zero-grid, baterias e soluções híbridas.
No portfólio da TTS Energia estão projetos de médio e grande porte de geração própria solar, desenvolvidos para clientes industriais, comerciais e investidores na área, incluindo soluções de geração distribuída, zero-grid e sistemas de armazenamento por baterias (BESS). Além disso, 2025 marcou o ingresso da empresa em grandes empreendimentos fotovoltaicos de geração centralizada, as usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
A companhia criou em 2025 uma nova área de Planejamento, que trouxe mais previsibilidade e tem assegurado a rentabilidade nos projetos, o cumprimento de prazos e metas e a qualidade dos serviços. Adicionalmente, a empresa também criou, no último ano, o departamento de Qualidade, migrando a política de qualidade para uma cultura de “Qualidade Total”, com uma série de iniciativas e programas de amadurecimento e melhorias nos processos internos, bem como a implementação de ações de garantia e de controle de qualidade.
Tudo isso garantiu a renovação das certificações na área, incluindo o certificado GPTW pelo terceiro ano consecutivo; e, mais recentemente, a renovação do selo do programa de Qualidade ABSOLAR no seu mais alto nível (AAA) para integradores.
“Vale reforçar que 2025 marcou a nossa entrada definitiva nos grandes empreendimentos de geração centralizada e o desenvolvimento de projetos de armazenamento energético para importantes clientes do setor produtivo nacional”, explica Jacques Hulshof, CEO da TTS Energia.
“Para 2026, nossa expectativa é alavancar novos negócios ainda no primeiro trimestre, já que temos projetos em andamento desde o final do ano passado e a perspectiva de fechamento de grandes contratos que estão em fase de negociação final”, acrescenta.
Outra expectativa da empresa para este ano é a realização do Leilão de Reserva de Capacidade específico para armazenamento energético (LRCAP-BESS), previsto para ocorrer em abril. A empresa vai trazer toda a expertise de engenharia e construção de empreendimentos fotovoltaicos com sistemas de armazenamento para atuar como o parceiro epecista das empresas que vão participar do certame.
“O leilão representa a consolidação de um novo e estratégico segmento de negócios para nós. Vemos a oportunidade de potencializar nossa expertise em energia solar para oferecer soluções híbridas e customizadas de geração renovável e armazenamento, além de atuar como parceiro tecnológico no desenvolvimento, integração e fornecimento de sistemas BESS para os vencedores do certame”, conclui Hulshof.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.