Powersafe viabiliza a reciclagem de 200 toneladas de baterias em projeto de logística reversa

Share

A Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, vem fortalecendo as ações de logística reversa e reciclagem por meio do programa Ecosafe, que apoia a destinação ambientalmente adequada das baterias ao fim de vida, em conformidade com a legislação vigente.

O modelo conecta o ciclo de fabricação ao de coleta e prioriza a requalificação e a reciclagem de baterias inservíveis. O programa envolve parceiros comerciais e técnicos que apoiam ações de coleta, permitindo que clientes devolvam suas baterias usadas com segurança.

Em seus processos, a Powersafe atua em conformidade com a Resolução CONAMA 401/08 e diretrizes do IBAMA. A empresa também acompanha e apoia iniciativas de pesquisa voltadas ao aprimoramento de tecnologias nacionais de reciclagem de lítio.

Case de data centers

Em uma parceria recente com um data center localizado no Brasil, a Powersafe foi responsável pelo fornecimento, instalação e comissionamento de 4.320 baterias de chumbo puro carbono de alta tecnologia da linha Getpower Série GP-PLX, especialmente desenvolvidas para altas taxas de descarga (High Rate).

As novas baterias proporcionaram ganhos de mais de 50% em performance e vida útil ampliada, com investimento 75% menor em relação à tecnologia anterior. Além da eficiência técnica, o projeto contemplou a logística reversa de 200 toneladas de baterias inservíveis, destinadas de forma ambientalmente correta, conforme as exigências legais.

“Esse projeto reforça nossa capacidade de unir inovação tecnológica, eficiência energética e responsabilidade ambiental”, destaca André Ribeiro, gerente de operações e renováveis da Powersafe. “Mostramos que é possível entregar alto desempenho e, ao mesmo tempo, garantir o descarte e a reciclagem de forma responsável, contribuindo para uma transição energética sustentável”, acrescenta.

Com o Ecosafe e iniciativas como a parceria com a gigante de data center, a Powersafe reforça seu compromisso com práticas circulares no armazenamento de energia, combinando engenharia aplicada, mecanismos de acompanhamento e conformidade ambiental. “A economia circular tem se mostrado um diferencial competitivo no setor, e a Powersafe vem incorporando esse conceito em seus processos”, afirma Ribeiro. “Nossos clientes valorizam fornecedores que priorizam ESG em toda a cadeia”, conclui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Absolar projeta queda de 7% no mercado solar em 2026 com impacto de curtailment
10 dezembro 2025 Seria o segundo ano consecutivo de retração, com a capacidade adicionada em 2025, de 10,6 GW, representando uma queda de 24% em relação aos 15 GW adic...