Em sua reunião de 28 de novembro, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) prometeu acelerar a implementação de políticas e medidas específicas para conter a “concorrência irracional” no setor de energia e armazenamento de energia em baterias.
O excesso de oferta e as licitações agressivas corroeram as margens de lucro no mercado de armazenamento de energia da China, ameaçando a viabilidade de inúmeras empresas. Em resposta, representantes da indústria no maior polo mundial de fabricação de sistemas de armazenamento de energia têm defendido o controle de preços, padrões mais elevados e reformas que garantam a qualidade e a estabilidade a longo prazo.
Na reunião de sexta-feira com executivos de diversas empresas de baterias, o Ministro Li Lecheng enfatizou que o Comitê Central do Partido atribui grande importância ao desenvolvimento da indústria de baterias para armazenamento de energia. Ele destacou a necessidade de avaliar de forma abrangente a situação atual e implementar diretrizes que abordem a concorrência “involuntária”.
Em vez de se envolver em guerras de preços destrutivas, o ministério está pedindo ações rápidas para conter a concorrência acirrada, ao mesmo tempo em que fortalece o monitoramento da capacidade produtiva, o alerta precoce e a supervisão regulatória. A supervisão da consistência da produção e da qualidade dos produtos deve ser intensificada, as violações de propriedade intelectual devem ser reprimidas e as empresas devem ser orientadas a planejar a produção cientificamente e a expandir para o exterior de maneira racional e ordenada – promovendo o desenvolvimento sustentável e de alta qualidade, afirmou o MIIT em sua conta no WeChat.
Li também fez um apelo às empresas para que incentivem o empreendedorismo, resistam à concorrência agressiva e mantenham um ambiente de mercado saudável. As empresas são encorajadas a impulsionar a inovação, aumentar a pesquisa e o desenvolvimento e a competitividade, e aprimorar a colaboração na cadeia de suprimentos. As associações do setor são instadas a realizar pesquisas, promover a autorregulamentação e construir um ecossistema colaborativo e mutuamente benéfico.
Licitações recentes na China refletiram essa frenética alta de preços, com lances médios para sistemas de armazenamento de energia em baterias de íon-lítio em torno de US$ 65/kWh, surpreendendo os mercados ocidentais. Analistas preveem que os preços continuarão a cair até 2030.
O setor também reagiu à concorrência desenfreada. Uma iniciativa recente contra a involução foi endossada em seu lançamento por 150 empresas, incluindo fabricantes de baterias de íon-lítio, íon-sódio e de fluxo, bem como especialistas em ar comprimido, armazenamento térmico, fornecedores de PCS/BMS, integradores de sistemas e empresas de equipamentos de segurança e instalação.
Entre os esforços anteriores, incluem-se um seminário fechado realizado em dezembro de 2024 pela Aliança Chinesa de Armazenamento de Energia (CNESA) para conter a concorrência destrutiva e uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, em julho de 2024, que enfatizou a autodisciplina do setor e caminhos ordenados para a saída de capacidade obsoleta.
Embora ainda esteja alguns anos atrasado, o desenvolvimento do setor de armazenamento de energia na China reflete a evolução de sua indústria solar – passando da rápida expansão para a consolidação estratégica, com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade, em vez de preços agressivos.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.





Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.