Implantação global de BESS aumenta 38% até outubro

Share

Do portal ESS News

As instalações do Sistema de Armazenamento de Energia por Bateria Conectadas à Rede (BESS) da lobal atingiram 156 GWh até outubro de 2025, um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2024, segundo os dados mais recentes do Rho Motion da Benchmark Mineral Intelligence.

A China teve um aumento de 27%, enquanto Europa e América do Norte registraram crescimento de 21%. Notavelmente, o restante do mundo (ROW) experimentou um salto impressionante de 242% nas implantações, destacando uma rápida aceleração na adoção do BESS fora dos principais mercados tradicionais.

Em outubro, o mercado global de BESS em escala de rede adicionou 12,7 GWh de nova capacidade, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. A China liderou os ganhos, contribuindo com pouco menos de 8,8 GWh de BESS em escala de utilidade – um aumento de 72% em relação a setembro – incluindo uma bateria de fluxo de vanádio em escala giga.

Os EUA registraram as próximas maiores adições mensais, com 2,3 GWh entrando no mercado. Embora isso represente uma queda de 40% em comparação com setembro, é 13% maior do que outubro de 2024.

A Austrália adicionou 980 MWh de capacidade BESS em escala de rede com a segunda fase da Superbateria Waratah em New South Wales. No entanto, problemas técnicos com falhas nos transformadores limitaram temporariamente sua potência operacional a 350 MW até 2026.

Na Europa, pouco menos de 500 MWh de nova capacidade foram comissionados, incluindo um projeto de 260 MWh na Bulgária, com o Hithium atuando como integrador de sistemas.

Os portos de projetos continuaram a se expandir, com pouco menos de 75 GWh propostos ou anunciados em outubro de 2025, representando um aumento de 5% mês a mês. No acumulado do ano, as adições globais de oleodutos atingiram 732 GWh, um aumento de 23% em comparação ao mesmo período de 2024, segundo a Rho Motion.

O maior projeto adicionado este mês foi o Projeto HVDC Yan’an Wenergy Electricity Shaanbei-Anhui, com 4,2 GWh. Outros projetos em escala de 16 gigas foram anunciados, incluindo 12 na Austrália, que permanece como um dos mercados de armazenamento de energia mais quentes do mundo.

Mais de 16 GWh de projetos designaram fornecedores de tecnologia, e 32 GWh entraram em construção globalmente. Notavelmente, quatro projetos de 1 GWh ou mais começaram em construção em setembro, incluindo o enorme projeto de 19 GWh da Masdar em Abu Dhabi. O Oriente Médio está emergindo como uma das regiões que mais crescem para instalações BESS em 2025, com prazos de construção se aproximando do ritmo acelerado visto na China.

No entanto, mais de 30 GWh de capacidade do gasoduto foram cancelados em outubro, incluindo mais de 5 GW no projeto solar Esmerelda 7 em Nevada. A maioria dos cancelamentos ocorreu na China devido a recentes mudanças na política regional, diz Rho Motion.

Para o restante de 2025, mais de 153 GWh permanecem em operação e estão programados para entrar em operação, embora atrasos no projeto e novos cancelamentos devam reduzir esse número até o final do ano.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Lei 15.269: abertura total do mercado, compensação parcial de curtailment e incentivo ao armazenamento
25 novembro 2025 Foi publicada nesta terça-feira (25/11) a Lei 15.269, criada a partir da MP 1.304, que estabelece uma série de mudanças em leis do setor elétrico, alé...