A Sollar Machine, sediada no Rio de Janeiro, anunciou um investimento de cerca de US$ 9 milhões para construir um data center no Paraguai que operará de forma independente da rede elétrica nacional. A instalação funcionará com um sistema fotovoltaico combinado com armazenamento em bateria e foi projetada para fornecer serviços de computação de alto desempenho a clientes internacionais, principalmente no setor de inteligência artificial.
O desenvolvimento de projetos recebeu apoio institucional, incluindo apoio consultivo da Red de Inversiones y Exportaciones (Rediex) e do Sistema Unificado para Abertura e Fechamento de Negócios. A iniciativa permanece na fase de instalação e formalização.
Os planos preveem que o data center se concentre exclusivamente na exportação de serviços tecnológicos, com o Brasil identificado como o principal mercado. A instalação não precisará de conexão à rede e dependerá totalmente de energia solar e sistemas de baterias para processamento autônomo de dados, segundo Fabio Oliveira, diretor de implementação técnica.
O Paraguai continua atraindo investimentos em infraestrutura intensivos em energia, enquanto as empresas buscam condições estáveis e energia renovável competitiva. Outro exemplo é um data center planejado para criptomoedas movido por geração hidrelétrica, liderado pela Hive Digital Technologies, com investimento estimado em 100 milhões de dólares e capacidade planejada de 100 MW.
O impulso regional para data centers movidos a energia renovável também está surgindo no Brasil, Chile e Uruguai, onde desenvolvedores estão combinando projetos solares com contratos de fornecimento de longo prazo para atender ao aumento da carga computacional.
A expansão das exportações de tecnologia e serviços de dados oferece ao Paraguai novas oportunidades de integração nas cadeias de valor regionais e adiciona uma plataforma para o desenvolvimento de infraestrutura digital ancorada na energia solar e em outras fontes de energia renovável.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.